Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/05/2013 | 18h05

Máquinas agrícolas: alta de 29,6% no quadrimestre

Foram entregues 26,2 mil unidades no mercado doméstico em quatro meses

CAMILA FRANCO, AB

O setor de máquinas agrícolas e de construção continua a comemorar seus resultados. A Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, informou na terça-feira, 7, que as vendas internas de máquinas no atacado totalizaram 26,2 mil unidades no quadrimestre, 29,6% a mais do que o anotado no mesmo intervalo do ano passado. Abril, com 22 dias úteis, absorveu 7,3 mil delas, o que representa acréscimo de 32,3% sobre o mesmo mês de 2012, quando foram vendidas 5,5 mil unidades, e de 0,5% sobre março último, que fechou com 7,3 mil máquinas.

-Veja aqui os dados da Anfavea.

Do volume total vendido em abril, pouco mais de 6 mil foram tratores de rodas, máquinas que apresentaram crescimento de 30,1% ante abril de 2012; 84 tratores de esteiras, exatamente o mesmo volume do ano passado; 133 cultivadores motorizados, com alta de 7,3%; 511 colheitadeiras, com forte aumento de 72,6%; e 573 retroescavadeiras, que expandiram 43,3%.

“Com a supersafra de grãos e início da moagem de cana-de-açúcar, além, claro, da redução dos juros do PSI Finame para 2,5% ao ano, o segmento só tem tido resultados positivos”, comentou Luiz Moan, presidente da Anfavea.

PRODUÇÃO

Foram produzidas 31,5 mil máquinas de janeiro a abril deste ano, volume 10,1% maior do que o fabricado no mesmo intervalo do ano passado. Desse total, 9,1 mil saíram das linhas de produção em abril, alta de 6,4% sobre março e de 28,3% sobre abril de 2012.

EXPORTAÇÃO

Na contramão dos bons resultados no mercado interno, as exportações de máquinas agrícolas e de construção fecharam em baixa no quadrimestre. A queda acumulada é de 27,3%, com 4,5 mil unidades embarcadas nos primeiros quatro meses deste ano. Abril foi responsável por 1,5 mil máquinas exportadas, 35,4% a mais do que março, com destaque para tratores de rodas.

PROJEÇÕES

A Anfavea mantém as projeções para o segmento de máquinas agrícolas e de construção. As exportações devem continuar no patamar de 17 mil unidades em 2013. As vendas devem crescer de 4% a 5%, para 72,9 mil. E a produção deve expandir 3%, totalizando 86,2 mil unidades neste ano.



Tags: Anfavea, Luiz Moan, máquinas agrícolas, safra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now