Nova frente se aplica aos dois modelos. Sedã também teve a traseira redesenhada
JAC Motors já vende linha 2014 do J3
Carro recebeu mudanças importantes nas duas versões; hatch custa R$ 35.990 e sedã, R$ 37.990
MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)
Com modificações externas e internas importantes, o modelo J3 2014 já chega às revendas JAC Motors. O hatch tem preço sugerido de R$ 35.990 e o sedã, chamado J3 Turin, sai por R$ 37.990. As duas carrocerias receberam uma dianteira renovada em todos os elementos: capô, faróis, grade, para-lamas e para-choque. A traseira do hatch permanece igual, mas a do sedã foi revista. A alteração mais perceptível está nas lanternas, que se estendem agora sobre a tampa do porta-malas.
As mudanças foram criadas na Itália e executadas pelos chineses, mas teriam sido ditadas pelo Brasil: “O caminho agora é inverso. Eles (os chineses) já assimilam mais aquilo que pedimos”, afirma o gerente de qualidade e engenharia experimental, Clayton Máximo. Os responsáveis pelo produto na China estariam mais maleáveis e menos reativos que no período inicial, até porque o convívio com os brasileiros tem sido intenso.
Há sempre 10 a 15 profissionais do time “brasuca” atuando no oriente, em duas frentes distintas, uma para os modelos importados e outra envolvida com a futura fábrica de Camaçari (BA) e os modelos que lá serão produzidos.

Dianteira é nova tanto para o J3 hatch como para o J3 Turin, o sedã, cujas lanternas traseiras agora se prolongam sobre a tampa do porta-malas.
O interior dos J3 2014 também mudou nos revestimentos de porta, no painel, rádio e teclas de acionamento de vidros, entre outros detalhes. “O volante agora é revestido de couro e tem controles de som integrados”, recorda o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib. Segundo o empresário, o câmbio e as suspensões também receberam melhorias. A chave adotada agora é do tipo canivete para comandar o travamento central elétrico.
Até o fim do ano, a empresa pretende vender 24 mil unidades de toda a família JAC, que inclui os J3, o compacto J2, o sedã J5, a minivan J6 e uma nova van de luxo para sete pessoas chamada T8, a ser apresentada em outubro. O mix de vendas previsto para o J3 neste momento é de meio a meio para hatch e sedã.

Painel foi redesenhado, volante recebeu controles de som e painéis de porta têm novas teclas e outro acabamento; motor 1.4 a gasolina é o mesmo e produz 108 cv.
Sobre o mercado para 2013, o presidente da JAC Motors acredita em alta de 2% a 5% sobre o ano passado e prevê que as quatro grandes fabricantes (Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen) continuarão perdendo participação para as newcomers. “Elas perderam 20% na primeira onda; serão 31% com as novas fábricas a ser inauguradas”, diz Habib. De olho no potencial da América Latina, o executivo citou o crescimento acentuado da presença de marcas chinesas no Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia.
IMPRESSÕES GERAIS FAVORÁVEIS
De maneira geral, o J3 é um modelo maduro, redondo para o dia a dia, tanto na versão hatch como sedã. O motorista comum não terá dificuldade de se adaptar a um desses. Foi positivo o resultado das modificações internas do J3. O plástico empregado no painel é simples, mas tem toque e textura agradáveis, assim como o material das portas.
Controles de som no volante são sempre bem-vindos, mas a recepção do rádio e a qualidade de áudio poderiam ser melhores. As estações se misturam em ambiente urbano e o som dos alto-falantes é grave, abafado.
Com seu motor 1.4 a gasolina de 108 cv de potência, o J3 vai bem na maioria das situações. Perde fôlego em retomadas e acelerações diante de subidas um pouco mais íngremes. A suspensão é macia, mas não mole demais a ponto de prejudicar a estabilidade ou a segurança.
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