Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 11/07/2013 | 14h15

Volvo: 1 milhão de carros com sistema automático de frenagem

Fabricante apresenta equipamentos inéditos na nova geração do XC90

REDAÇÃO AB

A Volvo alcançou na terça-feira, 9, a marca de um milhão de carros vendidos com sistemas automáticos de frenagem e já está trabalhando para melhorar os equipamentos existentes e desenvolver soluções ainda mais eficientes que detectem mais objetos, além de pedestres e ciclistas, evitando as colisões até mesmo durante a noite. A nova versão do XC90, por exemplo, chegará ao mercado mundial no fim de 2014 com três sistemas inéditos de segurança.

Dentre os equipamentos disponíveis, o “City Safety” é de série em todos os veículos Volvo (exceto no XC90). Aciona automaticamente os freios se o motorista não reagir a tempo de parar o veículo em velocidades de até 50 km/h. O “Collision Warning” para o veículo por completo se estiver até 35 km/h ou reduz a frenagem em velocidades superiores, diminuindo o impacto da colisão. Há também sistema que detêm o automóvel ao se deparar com pedestre ou ciclista.

sistemasVolvo/
Sistema City Safety aciona automaticamente os freios em velocidades de até 50 km/h.

“Vários estudos recentes indicam que nossas tecnologias ajudam a reduzir em até 20% as chances de bater na traseira de um veículo. A marca de um milhão de Volvo com sistemas de frenagem nos leva em direção ao nosso objetivo, que deve ser alcançado até 2020, de que a ninguém morrerá ou sofrerá ferimentos graves dentro de um Volvo”, declarou em comunicado Thomas Broberg, analista sênior de segurança do Grupo Volvo.

Segundo Broberg, os equipamentos elaborados pela Volvo têm sido reconhecidos. Em 2011, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), órgão de segurança viária dos Estados Unidos, apontou uma redução no acionamento do seguro de veículos com o City Safety. Estudo desenvolvido em 2012 pela companhia sueca de seguros Volvia mostra que os veículos sem o City Safety têm 23% a mais de chances de se envolver em colisões. E análise da empresa de seguros sueca Folksam comprova que o City Safety reduz em 64% as lesões em ocupantes de carros atingidos na traseira. Em casos em que o City Safety foi acionado mas o acidente não pode ser evitado, a redução de danos é de cerca de 40%.

"Com interação inteligente e novas tecnologias avançadas vamos continuar a nos empenhar para evitar as colisões. Em nossos modelos mais recentes já diminuímos em dois terços as lesões graves. E nós estamos trabalhando continuamente em novas soluções que vão reduzir ainda mais os acidentes", assegura o analista.

sistemasVolvosegurança/
Sistemas já detectam pedestres e ciclistas, mas Volvo quer desenvolver soluções mais eficientes.

SISTEMAS INÉDITOS DO XC90

O novo XC90 é o único Volvo que não tem de série o City Safety. Mas por um motivo: ele receberá uma série de tecnologias de segurança inéditas no mercado. “Vamos apresentar os primeiros carros da Volvo com direção autônoma, sistema que evita acidentes e torna a direção mais confortável”, conta Broberg.

O XC90 terá:

• Detector de veículos, pedestres e ciclistas no escuro, o primeiro sistema do gênero no mundo que detecta e freia automaticamente em qualquer condição de iluminação.

• Detector de acostamento e guard rail que percebe se o carro vai sair da pista e, de forma autônoma, corrige a trajetória para trazê-lo de volta à via. Isso permite que o automóvel tenha a trajetória corrigida mesmo em estradas onde não há faixas de sinalização.

• Controle de cruzeiro adaptativo com assistente de direção, que mantém o motorista na faixa, segundo o ritmo do trânsito. O novo dispositivo permite seguir, automaticamente, o carro à frente.

“Quando o primeiro Volvo XC90 foi lançado, em 2002, ele trouxe um número considerável de tecnologias inéditas, incluindo o primeiro sistema de prevenção de capotamentos. Ao lançarmos essas tecnologias na próxima geração do XC90, confirmamos novamente nossa liderança em segurança automotiva”, conclui Thomas Broberg.



Tags: Volvo, freio, frenagem, sistemas, segurança, XC90.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now