Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 22/07/2013 | 19h06

Geely firma acordo para fabricar na Bielorrúsia

Joint venture Belgee terá capacidade produtiva anual de 120 mil unidades

REDAÇÃO AB

O Grupo Geely, fabricante de veículos da China, anuncia acordo para a criação de uma joint venture que vai montar veículos na Bielorrússia, país do leste europeu. O contrato prevê que a montadora chinesa em conjunto com as empresas Belaz, do setor de máquinas de mineração, e a Soyuz, de autopeças, formarão a sociedade anônima de capital fechado Belgee, que terá capacidade para produzir 120 mil veículos por ano. O acordo marca a primeira joint venture do setor automotivo entre China e Bielorrússia.

Os primeiros modelos chineses a entrarem em linha no país europeu serão EX7, SC7, SC5 e LC-Cross. Desses, estão disponíveis no mercado bielorrusso o SC7, desde março deste ano, e até o fim do ano será a vez do SUV EX7.

Segundo a montadora, a capacidade de produção e a linha de produtos será expandida posteriormente visando os mercados de exportação, como Rússia, Ucrânia e outros países que formam a Comunidade dos Estados Independentes (CIS, na sigla em inglês): Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão.

A Geely apresenta uma rápida expansão das exportações nos últimos anos e é considerada uma das maiores exportadoras de automóveis com o maior crescimento na China, com vendas particularmente fortes para os mercados russo e ucraniano. No primeiro semestre deste ano, a montadora registrou vendas de 14,8 mil e 6,7 mil unidades na Rússia e na Ucrânia, respectivamente, dando-lhe a maior presença entre as marcas de automóveis chinesas nesses mercados.

Com receita bruta de US$ 24,6 bilhões em 2012, a Geely, que comprou a Volvo Cars no início de 2010 por US$ 1,3 bilhão, encerrou o ano passado como a 7ª maior produtora de automóveis da China e a montadora figura como uma das 500 maiores empresas no ranking da Fortune. Geely e sua subsidiária Volvo Cars registraram vendas superiores a 900 mil unidades em 2012.



Tags: Geely, Bielorrúsia, joint venture, China, Bielorrúsia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now