Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 17/09/2013 | 16h55

Ford produz 2 milhões de motores Ecoboost no mundo

Até o fim deste ano gama deve equipar 80% das linhas de veículos da marca

REDAÇÃO AB

A Ford alcançou a marca de 2 milhões de motores Ecoboost produzidos globalmente desde o seu lançamento, em 2009. O motor de número 2 milhões é um 2.0 instalado em um modelo Escape montado na fábrica de Louisiville, nos Estados Unidos. A família Ecoboost é considerada uma das mais econômicas em consumo de combustível disponível no mercado e oferece propulsores nas versões 1.0 de três cilindros, 1.5, 1.6, 2.0 de 4 cilindros e o 3.5 de 6 cilindros. Até o fim deste ano, a gama de propulsores estará em 80% das linhas globais de seus veículos, estima a marca.

A demanda crescente pelo motor tem impulsionado a produção da linha, que hoje tem média mensal de 100 mil unidades no mundo. Nos Estados Unidos, para atender a demanda, a Ford está investindo cerca de US$ 200 milhões em uma nova fábrica de motores em Cleveland, com início de produção previsto para 2014.

Além disso, a família Ecoboost também é fabricada na Europa, em planta localizada na cidade de Colônia, Alemanha, que recebeu recentemente investimento para duplicação da linha, para 1 mil unidades por dia, para atender também exportações aos Estados Unidos (leia aqui).

O motor EcoBoost 1.0 está disponível em cinco linhas de veículos da Ford na Europa e, até 2014, será oferecido em 11 modelos. Um número crescente de consumidores está optando por essa motorização, que já responde por 43% das vendas do B-MAX, 32% do Focus, 26% do Fiesta e 24% do C-MAX e Grand C-MAX.

A montadora também pretende iniciar a fabricação do modelo 1.0 na China, na unidade da joint venture Changan Ford, em Chongqing, inaugurada em junho deste ano. Na região Ásia e Pacífico, a venda de veículos com motores EcoBoost cresceu 202% este ano, sendo que na China o aumento foi de 189%. A Ford pretende oferecer a família em 20 veículos na região até o meio da década, cinco vezes mais em comparação com 2012.

“O Ford EcoBoost entrega excelente desempenho com menor consumo de combustível, uma receita que está fazendo grande sucesso entre os consumidores de todo o mundo. Ele está atraindo novos consumidores para a marca Ford a cada dia e nossas fábricas estão trabalhando duro para atender essa demanda”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de engenharia de powertrain da Ford.



Tags: Ford, Ecoboost, motores, powertrain, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now