Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 19/09/2013 | 17h50

Volvo usa hamster para demonstrar direção assistida

Sistema eletro-hidráulico permite que um roedor de 175 gramas mova o volante do caminhão

REDAÇÃO AB

Com mais de 3,4 milhões de acessos em apenas uma semana, o filme O Hamster Dublê tem feito grande suceso no YouTube. Ele mostra como o novo caminhão Volvo FMX equipado com sistema de direção eletro-hidráulica Dynamic Steering é dirigido por Charlie, o pequeno roedor.

O sistema de assistência permite ao motorista dirigir o caminhão totalmente carregado sem esforço. Em baixa velocidade, um motor elétrico substitui a força exercida pelos braços do motorista. A equipe que desenvolveu o Volvo Dynamic Steering queria uma direção adequada a diferentes condições de uso.

“Andando devagar, o caminhão é tão fácil de manobrar que pode ser dirigido com apenas um dedo, mesmo carregado. Na estrada, oferece estabilidade direcional imbatível”, explica o engenheiro Jan-Inge Svensson, responsável pelo desenvolvimento de software do sistema.

O Volvo Dynamic Steering baseia-se em uma caixa de direção mecânica convencional ligada a uma unidade hidráulica, que ajuda o motorista a esterçar as rodas do caminhão.

A esse sistema é adicionado um motor elétrico comandado por um software. A unidade de controle promove milhares de ajustes por segundo. De acordo com a Volvo, a assistência é capaz de interpretar e compensar alterações causadas por ventos laterais e irregularidades na pista.

"Dispositivos instalados em diferentes componentes fornecem um cenário completo do que ocorre com o caminhão. Por exemplo, os sensores nas rodas e eixo de saída da transmissão medem a velocidade do veículo, outro informa a marcha engatada”, afirma Ragnhult Sten, responsável pelo desenvolvimento de hardware.

No filme, o hamster de 175 gramas dirige o FMX em uma pedreira na Espanha. Uma esteira projetada para o roedor foi adaptada ao volante. Uma cenoura induz o animalzinho a “dirigir” pelo trajeto desejado, enquanto um motorista de verdade controla acelerador e freios.



Tags: Volvo, caminhão, hamster, FMX, direção eletro-hidráulica, Volvo Dynamic Steering, Jan-Inge Svensson, Ragnhult Sten.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now