Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 15/10/2013 | 16h10

Bayer usa CO2 como matéria-prima para fabricar poliuretanos

Projeto que recebeu investimento de € 9 milhões pode reduzir a presença do gás na atmosfera

REDAÇÃO AB

A Bayer MaterialScience e o Centro Catalítico da Escola Superior Técnica de Aachen estão empenhadas em transformar até 2015 o gás carbônico (CO2), um dos maiores vilões do meio ambiente, em um grande aliado na luta contra o aquecimento global. A empresa e o centro estão investindo € 9 milhões no projeto Produção dos Sonhos, que visa construir uma unidade de produção em Dormagen, na Alemanha, a ser usada para transformar CO2 em espuma de alta qualidade.

Em comunicado, a Bayer explica que o gás carbônico é transformado em polióis policarbonato poliéter (PPPs) com a ajuda de catalisadores desenvolvidos especialmente para garantir esta conversão - com a menor quantidade de energia de ativação possível. O CO2 utilizado no projeto Produção dos Sonhos é proveniente de uma usina operada pela empresa de energia alemã RWE, uma das parceiras da Bayer. O projeto está em fase de testes e todo o processo já é realizado em escala técnica, ainda com pequena quantidade de material.

As empresas planejam entregar maiores quantidades do produto a partir de 2015. O projeto recebeu em 2012 o prêmio alemão “365 Landmarks in the Land of Ideas”, que reconhece ações de empresas que combinam sucesso econômico à responsabilidade social e à preservação do meio ambiente.



Tags: Bayer, poliuretano, CO2, matéria-prima, gás-carbônico.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now