Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 30/10/2013 | 17h12

Solução da Ibero dobra vida dos pneus de semirreboques

Nova configuração de eixo direcional para melhorar manobras causou efeito colateral benéfico

PEDRO KUTNEY, AB

Tudo começou em 2006, quando os engenheiros da fabricante de eixos e suspensões para semirreboques Ibero decidiram adotar uma nova configuração para melhorar a manobrabilidade de carretas com três eixos espaçados, as chamadas “vanderleias”. A ideia foi transferir do primeiro para o terceiro eixo do implemento o sistema autodirecional. Funcionou: o arranjo de fato reduziu o raio de manobra para apenas um terço da abertura necessária para entrar em uma curva de 90 graus. No entanto, após muitos ajustes ao longo dos últimos anos, surgiu um inesperado efeito colateral da solução: a vida útil dos pneus usados no veículo rebocado mais que dobrou, crescendo em média 100 mil quilômetros além dos 80 mil garantidos pela fábrica.

A Ibero é uma das empresas do Grupo ARC, de Guarulhos (SP), que também controla a fabricante de quinta-roda Fontaine e a montadora de implementos America, especializada em semirreboques com cilindros pressurizados para transporte de gases (como GLP) e silos de cimento. “Inicialmente, adotamos a solução em 99 carretas da America. Mas todas tiveram problemas na suspensão”, admite Alessandro Poletto, diretor de marketing da empresa. Após muitas discussões com a engenharia, a diretoria da Ibero decidiu começar a fabricar suas próprias suspensões a partir de 2008, desenhadas especificamente para trabalhar com seus eixos. “Fizemos mais 90 semirreboques de GLP com o eixo direcional atrás e não tivemos nenhum recall”, lembra.

O efeito colateral surpreendente (e benéfico) começou a ser relatado por clientes há cerca de um ano. “Alguns nos ligaram para perguntar o que tínhamos feito, porque a duração dos pneus deles já passava de 200 mil quilômetros, alguns chegavam a 220 mil”, conta Poletto. Segundo ele, o espaçamento entre os eixos com a suspensão dimensionada para esse uso tornou as carretas mais estáveis (cilindros que transportam gás liquefeito são normalmente mais instáveis). O arranjo diminuiu o arrasto do pneus e aumentou substancialmente a vida dos pneus.

Além de fornecer seus eixos e suspensões para as carretas da coligada America, a Ibero já tem outros clientes fora do grupo, como os fabricantes de implementos Librelato e Rodoforte. “Também estamos em negociações com mais fabricantes”, diz o executivo. A empresa abriu neste mês uma divisão de aftermarket, para atual no mercado de reposição com uma rede de lojas autorizadas. Este ano as vendas de eixos (19.642 de janeiro a agosto) já superaram o número obtido em 2012 inteiro (18.508). A Ibero também vendeu nos primeiro oito meses de 2013 o total de 1.311 suspensões pneumáticas e 399 dollys direcionais.



Tags: Ibero, ARC, America, Fontaine, eixo, suspensão, semirreboque, carreta, implemento.

Comentários

  • Jose Luis V. Martin

    Parabenizo o Grupo ACR por esta inovacao, busca continua por melhoria e preocupacao ambiental.

  • arnaldo lima

    Tivemos uma ocorrência na empresa quando um veículo tipo vanderleia com terceiro eixo direcional, após manobrar para acessar a balança de pesagem da expedição, teve a carreta deslocando para a direita enquanto o cavalo mecânico direcionava para a balança. Aparentemente o eixo direcional travou para o lado direito fazendo com que o conjunto mantivesse esta direção enquanto o cavalo mecânico ia em linha reta e correta. Como o espaço era curto o motorista não percebeu e a roda do primeiro eixo do lado direito subiu em um obstáculo. Após isto o veículo manobrou em marcha à ré e seguiu para a área de carregamento. Gostaria de saber o que pode ter causado isto, visto que o motorista logo após seguiu o destino normalmente!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now