Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 03/02/2014 | 19h00

Gargalo de financiamento derruba vendas de caminhões e ônibus

Regulamentação do PSI só saiu no fim de janeiro e prejudicou emplacamentos

PEDRO KUTNEY, AB

Como já era esperado, as vendas de caminhões e ônibus despencaram em janeiro. Com a demora na regulamentação do financiamento pelo BNDES via Programa de Sustentação do Investimento (PSI), responsável por quase 80% das vendas do segmento, o mercado de comerciais pesados praticamente parou no mês passado. As regras do PSI só foram publicadas pelo governo em 24 de janeiro (leia aqui), confirmando atrativos juros de 6% ao ano em 2014, mas os negócios foram postergados. Com isso, foi momentaneamente interrompida a trajetória de crescimento constante que vinha sendo verificada durante 2013.

De acordo com os dados de emplacamentos do Renavam divulgados pela associação dos concessionários, a Fenabrave, no fim da tarde da segunda-feira, 3, em janeiro foram licenciados 10,8 mil caminhões novos, número 25,3% menor do que o verificado em dezembro e 11% abaixo de janeiro de 2013.

O desempenho do mercado de ônibus foi ainda pior, com apenas 2 mil chassis emplacados em janeiro: quedas de 40,9% sobre dezembro e de 16,7% ante o mesmo mês de 2013.



Tags: Mercado, emplacamentos, vendas, pesados, caminhões, ônibus, Renavam, Finame, PSI, BNDES, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now