Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 14/02/2014 | 19h10

Ano recorde para indústria global foi impulsionado por emergentes

2013 teve 83,5 milhões de veículos leves, 4 milhões a mais do que 2012

REDAÇÃO AB

O ano de 2013 foi recorde para indústria automobilística mundial. Foram vendidos 83,5 milhões de veículos leves, o que representa 4 milhões ou 5,1% a mais do que o registrado em 2012. Levantamento realizado pela consultoria Focus2move mostra que altos e baixos foram observados em países de todas as regiões. Mercados emergentes, como Filipinas e Argélia, são destaques com os maiores crescimentos. O primeiro avançou 24% e o segundo, 19,9% na base de comparação anual.

A China, país que mais tem impulsionado o mercado global, se manteve na primeira posição do ranking de vendas, após alta de 14,9% sobre o seu desempenho de 2012. Os Estados Unidos, na segunda posição, apesar do alto índice de desemprego, conseguiu aumentar seus emplacamentos em 7,5%. Logo na sequência aparece o mercado do Japão, que encolheu 0,5% no período. O Brasil, na quarta posição, é destaque da América do Sul. A consultoria ressalta que a sua queda, de 1,6%, para 3,57 milhões de unidades, é a primeira em dez anos e foi motivada por retração da economia. Peru, Chile e Uruguai são citados como países em rápida e estável expansão na região.

As quedas maiores nos emplacamentos de veículos leves foram observadas na Holanda, de 16,1%, para 469,3 mil unidades; na Ucrânia, de 12%, para 229,4 mil; e na Tailândia, de 7,7%, para 1,3 milhão de automóveis. A Focus2move ressalta que a retração neste país foi alta, depois do governo ter injetado dinheiro em 2012 para incentivo à compra de veículos.

Na visão da consultoria, a Europa não foi tão ruim quanto o esperado. Os mercados que estavam em queda profunda (Grécia , Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Croácia , Eslovénia, Bósnia, Ucrânia) enfim encontraram estabilidade. A Rússia teve retração, embora as expectativas apontem para crescimento nos próximos anos.

Confira a tabela dos 40 maiores mercados de veículos leves e seus desempenhos em 2013:

ranking_paises_veiculos/



Tags: Mercado, veículos, leves, marcas, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now