Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 18/02/2014 | 17h02

Vendas apontam para baixo

Cai a média de emplacamentos em 11 dias úteis de fevereiro

PEDRO KUTNEY, AB

Nos primeiros 11 dias úteis de fevereiro, terminados na segunda-feira, 17, foram emplacados no mercado brasileiro o total de 123,8 mil automóveis e comerciais leves, segundo números do Renavam repassados a Automotive Business pela Carcon Automotive. O volume é 13,4% inferior ao da mesma quinzena de 2013, quando foram registradas 143 mil unidades. O movimento atual dos negócios confirma a tendência de queda das vendas, que vem sendo observada desde a segunda metade de janeiro passado.

No início do ano, graças aos estoques de carros nas concessionárias com IPI reduzido, a média de emplacamentos alcançou 15 mil veículos leves por dia útil, o que sustentou o recorde histórico de vendas para o mês. Ao fim de janeiro, esse desempenho já havia caído para 13,6 mil/dia. Na primeira quinzena de fevereiro, o movimento continuou ladeira abaixo, para 11,2 mil/dia.

“Apesar de fevereiro estar com vendas mais fracas do que no ano passado, é esperado que o mês feche em alta, com 226 mil automóveis e comerciais leves emplacados, porque temos 20 dias úteis este ano, contra 18 no ano passado (o carnaval foi em fevereiro em 2013)”, pondera o consultor Julian Semple, da Carcon. Se este resultado for confirmado, este mês terá queda de 24,6% diante de janeiro, mas ainda registrará crescimento de 1,6% ante fevereiro do ano passado.

Somando o resultado inflado das duas primeiras do ano e o maior número de dias úteis em fevereiro, o primeiro bimestre deve terminar ainda no campo positivo, com crescimento de 1,2% nas vendas de veículos leves em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Semple calcula 525,8 mil emplacamentos no período, juntando os 299,8 mil de janeiro com estimados 226 mil este mês, contra 519,4 mil nos dois primeiros meses de 2013 (296,9 mil em janeiro mais 222,5 mil em fevereiro).



Tags: Mercado, emplacamentos, Renavam, Carcon, veículos leves, automóveis, comerciais leves.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now