Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
ArcelorMittal fará aço especial para carros
Utilização de aços de alta resistência deve subir dos atuais 6% para 25% até 2025 no Brasil (Foto: André Kopsch).

Negócios | 25/02/2014 | 18h25

ArcelorMittal fará aço especial para carros

Investimento de US$ 15 milhões em SC para atender todas as montadoras

REDAÇÃO AB

A ArcelorMittal anuncia investimento de US$ 15 milhões para fabricação nacional do Usibor, aço de alta resistência desenvolvido para a indústria automotiva. O aporte será usado na aquisição de equipamentos e adequações da linha de produção da unidade de Vega, em São Francisco do Sul (SC).

A empresa diz que a iniciativa vem ao encontro de tendências de mercado e ao novo regime automotivo brasileiro, Inovar-Auto, que estipula metas para as montadoras desenvolverem veículos mais leves, seguros e ambientalmente sustentáveis.

Segundo André Munari, gerente comercial da ArcelorMittal Auto, "hoje todas as montadoras presentes no Brasil já utilizam o aço de alta resistência da ArcelorMittal em algum de seus modelos ou estão se movimentando para incluir o material em seus produtos.” O executivo salienta que o “uso de aços de alta resistência já é uma realidade na indústria automobilística.” Exemplo disso é o Volkswagen Up! recentemente lançado no mercado brasileiro, que usa cinco tipos de aços de diversas resistências, alguns fornecidos pela ArcelorMittal.

O aço de alta resistência da ArcelorMittal é revestido de alumínio-silício (AlSi) e é desenvolvido pela empresa para estampagem a quente. Desde 2012, o material tem sido importado das plantas da empresa na Europa para produção de novos veículos brasileiros. O aço é utilizado principalmente em peças estruturais críticas para a segurança como colunas A e B, elementos de reforço (para-choque frontal e traseiro, travessa do teto, longarinas) e túnel do assoalho. Munari diz que alguns veículos que alcançaram nota máxima nos crash-testes do Latin NCAP, como o Volkswagen Up!, têm aço de alta resistência na composição da carroceria.

O aço Usibor faz parte do conjunto de soluções desenvolvidas pela ArcelorMittal, denominado S-in Motion, que permite às montadoras reduzir em até 20% do peso do veículo, além de diminuir em cerca de 15% as emissões de CO₂ durante a produção e vida útil do veículo.

A ArcelorMittal prevê um aumento dos atuais 6% para 25% de utilização de aços de alta resistência nos veículos brasileiros até 2025, acompanhando a tendência da indústria automotiva global.



Tags: ArcelorMittal, aço, resistência, investimento, insumo, Usibor.

Comentários

  • Aldair

    ArcelorMittal sempre inovando e buscando antecipar a necessidade dos seus Clientes colocado no mercado um mix de produtos de alta qualidade , Parabéns!!! me sinto previlegiado em trabalhar nesta empresa !!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now