Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 28/03/2014 | 17h40

Renault entrega mais 20 veículos à usina Itaipu Binacional

Hatch 100% elétrico Zoe é utilizado em estudos de impacto com a rede elétrica

REDAÇÃO AB

Desde o fim de fevereiro, a Renault incrementou a frota de veículos elétricos da usina hidrelétrica Itaipu Binacional com a entrega de 20 unidades do hatch compacto 100% elétrico Zoe. Fabricado na Europa, o modelo é utilizado em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com a rede elétrica. Com este lote, a montadora, que é integrante do Programa Veículo Elétrico liderado pela usina, soma 62 veículos elétricos vendidos no País.

“Como parceira de Itaipu no Programa VE, a Renault concordou em compartilhar informações estratégicas, com suporte técnico, que nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse o coordenador do Programa Veículo Elétrico no Brasil, Celso Novais. Ele ressalta que a entrada da companhia como parceira de Itaipu facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O objetivo dos estudos é subsidiar as empresas do setor elétrico em investimentos em infraestrutura de abastecimento para recarregar bateria de veículos.

Com autonomia superior a 210 quilômetros, segundo a montadora, o modelo para quatro pessoas tem motor elétrico com 88 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em 13 segundos. O carro incorpora inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW. Internamente, é equipado com sistema multimídia com tela sensível ao toque e comandos no volante.

Em outubro de 2013, Renault e Itaipu firmaram um contrato que prevê a montagem de 32 modelos Twizy em regime SKD (leia aqui). Além disso, a Renault vendeu um modelo Zoe e um Twizy à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e 6 unidades do Kangoo Z.E. para a Fedex, que utiliza os modelos elétricos em entregas de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em sua divisão de veículos elétricos, a Aliança Renault-Nissan está investindo € 4 bilhões no desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia. Desde que iniciou as vendas de modelos deste tipo, em 2011, entregou mais de 100 mil veículos, incluindo o Nissan Leaf. Por sua vez, em sua gama de elétricos Z.E. (Zero Emissão), a Renault oferece o hatch Zoe, o supercompacto Twizy e o utilitário Kangoo.



Tags: Renault, elétrico, Zoe, usina, Itaipu Binacional.

Comentários

  • Moacyr Castro

    Qunto custa carro desse para Itaipu. E se entrar no mercado?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now