Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 02/04/2014 | 19h21

Motos: mercado cai, puxado pelo efeito carnaval

Emplacamentos de março ficaram 6,09% abaixo de fevereiro

MÁRIO CURCIO, AB

Reportagem atualizada em 9/4/2014.

A alegria do carnaval passou e, com ela, a do setor de motos. Até o primeiro bimestre, as vendas de motocicletas haviam superado as de igual período de 2013 em 10,8%. Mas com o fraco volume de 112,2 mil unidades emplacadas em março, consequência da festa de Momo e do menor número de dias úteis, a comparação ante os primeiros três meses do ano passado revela alta menos expressiva, de 3,7%.

Os números foram revelados na quarta-feira, 2 de abril, pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

Na prática, descontando a segunda-feira de carnaval e a quarta de cinzas, março teve 19 dias úteis, o que leva a uma média diária de 5,9 mil motos, pouco pior do que as 5,97 mil motos/dia registradas na média do primeiro bimestre.

A líder Honda mantém mais de 80% de participação no segmento e a Yamaha, 12,6%. A primeira teve 293,1 mil unidades emplacadas no acumulado do ano e a vice, 45,9 mil. Chama atenção a perda de espaço da terceira e quarta colocadas. No acumulado até março de 2013, a Suzuki era a terceira e detinha 2,29% de participação. Para a Dafra, quarta, havia 1,73% do mercado.

Em 2014 as duas trocaram de posição, mas o market share da Dafra baixou para 1,49% e o da Suzuki, para 1,16%.



Tags: Motos, motocicletas, Fenabrave, Flávio Meneghetti, Honda, Yamaha, Suzuki.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now