Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 01/09/2014 | 18h00

Queda nas vendas alcança 9,5% no ano

Com menos dias úteis, agosto aprofunda retração dos negócios

PEDRO KUTNEY, AB

As vendas de veículos leves sofreram novo revés em agosto. De acordo com dados repassados a Automotive Business pela consultoria Carcon Automotive com base no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), foram emplacados no mês 259,1 mil automóveis e comerciais leves, o que representa queda de 7,4% em comparação com junho (279,8 mil) e retração de 17,1% em relação a agosto de 2013 (259,1 mil).

Foi superada a barreira dos 2 milhões de unidades, com 2,12 milhões de emplacamentos de leves nos oito primeiros meses de 2014. Contudo, o resultado aprofundou ainda mais o declínio do mercado brasileiro, que saltou de 8,5% nos sete meses terminados em julho para 9,5% agora, comparando-se com idêntico período do ano passado (2,6 milhões de janeiro a agosto de 2013).

O tombo de agosto em relação ao mês anterior já era esperado, pois o mês tem 21 dias úteis, contra 23 em julho, que foi melhor mesmo com os jogos da Copa do Mundo nas duas primeiras semanas e o feriado de 9 de julho no Estado de São Paulo, o maior mercado do País. Na média diária de emplacamentos houve até um leve crescimento, de 1,4%, de 12.165 para 12.338 lacrações de veículos leves por dia útil. Ainda assim, o avanço é tímido para prenunciar qualquer movimento de recuperação das vendas.

Espera-se por algum avanço nas vendas, em ritmo ainda incerto, a partir deste mês, quando as medidas de redução dos depósitos compulsórios anunciadas pelo Banco Central no fim de agosto devem começar a irrigar o mercado de crédito (leia aqui). A expectativa é de que, entre deixar seu dinheiro parado e sem remuneração ou emprestar mais, os bancos escolham a segunda opção e sejam menos restritivos do que vinham sendo na aprovação de contratos de financiamento de veículos.



Tags: Mercado, agosto, Renavam, Carcon, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now