Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 18/09/2014 | 12h30

Honda é a primeira a usar door ring da ArcelorMittal

Grupo aplica a tecnologia, que permite redução de até 20% de peso, no MDX

CAMILA FRANCO, AB | Do Alabama (Estados Unidos)

O Grupo Honda é o primeiro e o único - por enquanto - a utilizar em um dos seus veículos, no utilitário MDX da marca premium Acura, a solução door ring desenvolvida pela siderúrgica ArcelorMittal. A tecnologia, que consiste em aços de alta resistência aplicados na estrutura da carroceria onde é encaixada a porta do carro, permite a redução de até 20% de peso e ainda melhora a resposta do veículo em casos de colisão.

Segundo Jim Keller, engenheiro chefe do projeto do MDX, o novo utilitário lançado em 2013 está mais leve, rápido, forte, eficiente no consumo de combustível, além de confortável.

“Nós projetamos o carro de forma a distribuir as cargas ao redor dos passageiros. E uma das tecnologias que nos ajudou a chegar a estes resultados foi o door ring, uma estrutura ao redor da porta feita de aço de alta resistência e que protege os passageiros dianteiros mesmo em colisões com apenas 25% da frente do veículo, que geralmente causam danos significativos. Até onde sabemos, somos os primeiros a utilizar a tecnologia da ArcelorMittal.”

Nos testes de colisão promovidos pelo Institute for Highway Safety (IIHS), organização sem fins lucrativos mantida por seguradoras dos Estados Unidos, o Acura MDX foi avaliado com nota máxima de cinco estrelas. “Após a colisão frontal muito grave, que fez com que toda a frente do veículo ficasse muito amassada, foi possível ir até o veículo, abrir a porta da frente e entrar e sair do compartimento do motorista sem qualquer problema”, explica Greg Ludkovsky, vice-presidente global de pesquisa e desenvolvimento da ArcelorMittal.

Outra vantagem do door ring, segundo a siderúrgica, está na redução do consumo do aço pelas montadoras. Marcelo Federici, especialista em desenvolvimento de projeto automotivo da ArcelorMittal no Brasil, explica que três tiras de aço Usibor são soldadas com uma de Ductibor, ambos de alta resistência, formando um anel, o “door ring”. Assim, cortam-se apenas tiras a laser e não há desperdício do aço como no processo convencional, em que há um corte apenas da chapa, descartando o aço que ocupa a área do vidro da porta.

O Acura MDX é feito na fábrica da Honda de Birmingham, no Alabama (EUA), que tem capacidade para 340 mil carros e o mesmo volume de motores por ano. Com os seus mais de 4 mil empregados, a unidade também fabrica os modelos Odyssey e Pilot. A planta recebeu desde 2011 mais de US$ 500 milhões em investimentos para adoção de novas tecnologias.

escrever
Acura MDX em linha de produção na fábrica da Honda no Alabama é o primeiro no mundo a utilizar nova tecnologia de aços de alta resistência da ArcelorMittal

EXPANSÃO PARA O BRASIL

Robert Mallen, chefe de engenharia e líder técnico para design e pesquisa e desenvolvimento da Honda Americas, diz que o grupo planeja utilizar a solução em outros veículos. “A Honda tem comparado os diversos custos e analisado se as plantas usam os aços de alta resistência Usibor e Ductibor e se podem estampar as placas em hot stamping (estampagem a quente) e soldá-las a laser. É preciso todos estes investimentos, ter todas estas tecnologias para que a solução possa ser aplicada da melhor maneira possível”, explica.

O executivo da Honda conta que por enquanto a tecnologia só é utilizada no Acura MDX, o modelo mais tecnologicamente avançado produzido na unidade de Birmingham, mesmo com todos os equipamentos instalados na fábrica. Isso acontece porque ainda é mais caro produzir a estrutura da porta com a solução door ring em vez da montagem convencional. “A Honda ainda não tem uma redução de custos porque não atingimos grande escala. Só o consumidor final terá economias, uma vez que o carro está mais leve e gasta menos combustível.”

Mas uma série de vantagens já tem sido observada pela Honda, aponta Mallen: “Não há desperdícios de aço na fábrica. E do ponto de vista dos veículos, há melhoria significativa de performance e dirigibilidade, aumento da segurança e redução de vibração e ruídos dentro do carro.”

Segundo Federici, a ArcelorMittal tem apresentado a tecnologia door ring para todas as montadoras no Brasil, inclusive a Honda. O executivo acredita que, com o início da produção do aço de alta resistência Usibor na unidade de Vega, na cidade de São Francisco do Sul (SC) (leia aqui), haverá adoção do door ring no País.



Tags: ArcelorMittal, aço, alta resistência, Honda, Acura, MDX, door ring, Usibor.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now