Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/09/2014 | 17h35

Renault instala painéis solares em fábrica do Brasil

Energia gerada abastecerá veículos elétricos e parte da rede de iluminação

REDAÇÃO AB

A exemplo de suas fábricas na França, a Renault inaugura no Brasil, em sua unidade de São José dos Pinhais (PR) um conjunto de painéis fotovoltaicos com 132 metros quadrados de área para a geração de energia a partir da captação da luz solar, que será direcionada ao abastecimento dos veículos elétricos da marca, Zoe, Twizy e Kangoo, além de distribui-la para a rede de iluminação próxima às instalações.

O conjunto formado por 80 placas é capaz de gerar 20kwh, captada de forma contínua durante o dia, inclusive em dias nublados e com baixa luminosidade. A geração é suficiente para recarregar as baterias de um veículo elétrico em 2 horas.

“Trata-se de uma tecnologia bastante difundida e comprovadamente viável, que no caso dos veículos elétricos, reforça ainda mais a sua imagem de alternativa de mobilidade urbana 100% limpa” destaca Fabio Re, gerente geral do polo imobiliário, idealizador e responsável pela instalação.

Com sua equipe, Re foi responsável pela implantação de coberturas fotovoltaicas em seis fábricas da Renault na França: Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon tiveram seus pátios de veículos ou estacionamentos cobertos pelos painéis, totalizando 400 mil metros quadrados de área, o equivalente a 60 campos de futebol. Somadas, são capazes de gerar 59 MW, equivalente a uma produção de 52.600 MWh por ano, algo como o consumo anual de uma cidade de 15 mil habitantes.

No caso de do Complexo Ayrton Senna, junto com a inauguração do sistema fotovoltaico começou a operar também um eletroposto com a possibilidade de carregamento de até dois veículos elétricos simultaneamente. O sistema foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhecido e aprovado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).



Tags: Renault, veículos elétricos, painéis fotovoltaicos, Complexo Ayrton Senna, Zoe, Twizy, Kangoo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now