Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 24/03/2015 | 15h05

Nissan testará ultracompacto elétrico no Japão

Modelo será utilizado em programa de compartilhamento de veículos

REDAÇÃO AB

Durante o próximo ano fiscal japonês, entre abril de 2015 e março de 2016, a Nissan participará dos testes do programa de compartilhamento de veículos em Yokohama, no Japão, onde a montadora mantém sua matriz, em um projeto que envolverá o empréstimo de algumas unidades de um carro ultracompacto elétrico de dois lugares da marca. Curiosamente sem nome, o modelo remete imediatamente ao “primo” Twizy, da Renault, com quem a Nissan mantém aliança global.

O programa prevê o uso do carrinho em colaboração ao Urban Renaissance, agência semipública de urbanização associada ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo de Kanagawa, província onde está localizada a cidade de Yokohama. O uso de veículos elétricos compartilhados é considerado uma das formas de revitalização de áreas urbanas e suburbanas.

O objetivo é analisar se esses veículos podem ser um catalisador na revitalização em larga escala; como são as formas de deslocamentos das pessoas nas cidades e avaliar os carros como forma de complemento ao transporte público.

Será utilizado o sistema comunitário automatizado de dispositivos para chaves em locações F-Rents, produzido pela Fulltime System, que já provou ser bem sucedido em mais de 60 ‘condomínios’ de veículos de compartilhamento espalhados pelo Japão. Com ele será possível monitorar os carros alugados por 24 horas, sete dias por semana.

Esta não é a primeira vez que a Nissan mostra as utilidades de seu ultracompacto elétrico: em 2013, os veículos foram usados pela fiscalização oficial de estacionamentos e como veículos de patrulhamento da agência Urban Renaissance. No ano passado, foram também empregados em atividades de revitalização da All Sakonyama, corporação sem fins lucrativos.

Os testes apresentaram as vantagens dos veículos elétricos em ambientes comunitários locais, tais como a sua capacidade de passar por ruas estreitas em vários complexos de apartamentos e a comprovação da sua versatilidade em deslocamentos de curta distância.



Tags: Nissan, elétrico, ultracompacto, Yokohama, Japão, Twizy, Renault.

Comentários

  • Evandro

    E o Brasil como sempre ficando atrasado nestas novas tecnologias , devido aos interesses políticos e neste caso do carro elétrico devido ao petrolão.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now