Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 30/11/2015 | 17h15

Toyota, Honda e Nissan lideram patentes entre as montadoras

Das dez empresas mais inovadoras do setor, oito são japonesas

REDAÇÃO AB

Levantamento anual feito pela Thomson Reuters publicado este mês mostra que as montadoras japonesas e seus fornecedores ocupam lugar de destaque entre as 100 corporações que mais registram patentes de suas inovações. Três fabricantes de automóveis, um de motos e quatro de sistemas e componentes com sede no Japão ocupam oito lugares no ranking das dez empresas mais inovadoras do setor automotivo. O grupo é liderado por Toyota, Honda e Nissan. Completam a lista Aisin Seki, Bridgestone, JTekt, Yamaha and Yazaki.

Somente montadoras japonesas entraram na lista completa das 100 empresas que mais registraram patentes globalmente. Toyota e Honda lideram o ranking da Thomson Reuters pelo quinto ano consecutivo. Entre os fornecedores, além dos quatro japoneses também aparecem a francesa Valeo e a Johnson Controls, sediada nos Estados Unidos. Levando em conta todos os setores, este ano estão entre os maiores patenteadores 40 companhias japonesas e 35 estadunidenses, incluindo algumas que fornecem para clientes automotivos e não-automotivos, como Panasonic, Dow Chemical, Freescale, DuPont e Honeywell.

A lista atual não especifica quais tipos de patentes foram registradas, mas um outro relatório da Thomson Reuters divulgado em janeiro deste ano oferece uma visão mais ampla sobre as inovações do setor. Segundo esta pesquisa, de 2009 a 2013 as empresas mais inovadoras do setor automotivo foram Toyota, Bosch, Hyundai, Honda e Denso, cada um em campos distintos.

Nesse período de quatro anos, a alemã Robert Bosch apresentou o maior número de inovações em sistemas de assistência ao motorista, como monitoramento de campo cego, frenagem inteligente e detecção de pedestres. Quem mais registrou patentes relacionadas à economia de combustível foi a coreana Hyundai. A japonesa Toyota e a americana General Motors intensificaram suas inovações na área da direção autônoma. Para telemática a líder de desenvolvimento foi a GM. A também americana Johnson Controls centrou suas patentes no head-up display, que projeta informações de velocidade, navegação e piloto automático à frente do campo de visão do motorista, acima do capô do veículo – a empresa vendeu esta unidade de negócios para a Visteon e Universal Display.

Veja abaixo, em ordem alfabética, a lista das dez empresas do setor automotivo que mais apresentaram patentes no último ano, segundo levantamento da Thomson Reuters:

• Aisin Seki
• Bridgestone
• Honda
• Johnson Controls
• JTekt
• Nissan
• Toyota
• Valeo
• Yamaha
• Yazaki



Tags: Inovação, pesquisa, desenvolvimento, patentes, Thomson Reuters.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now