Formel D cria oportunidades para driblar crise
Empresa alemã espera aumentar de 10% a 15% o faturamento no Brasil em 2016
GIOVANNA RIATO, AB
A Formel D comemora 20 anos de presença no mercado brasileiro em 2016. A empresa alemã é especializada em projetos de redução de custos e aumento da produtividade para a indústria automotiva, como gestão eficiente e desenvolvimento de fornecedores. Para celebrar o marco, a operação - a mais antiga das 43 subsidiárias da companhia no mundo – trabalha para entregar bons resultados mesmo com a crise econômica e política que afeta o País e atrapalha a evolução dos negócios. O plano é criar boas oportunidades para trabalhar localmente.
“Projetamos aumento de 10% a 15% no nosso faturamento este ano”, determina Marcelo Paiva, diretor técnico da companhia no Brasil, sem especificar valores. Se concretizado, o crescimento acontecerá sobre bom resultado, já que os negócios da Formel D se mantiveram em patamar estável no ano passado, apesar da severa retração da indústria automotiva. “No fim de 2014 cheguei a avisar a nossa matriz na Alemanha para não esperar muito de nós no Brasil porque o cenário estava piorando, mas o resultado acabou surpreendendo”, admite.
A empresa tem conseguido driblar o momento difícil justamente por oferecer soluções que as empresas precisam ainda mais durante uma crise. “Sempre há possibilidade de reduzir custos e melhorar performance”, observa Paiva. O trabalho é feito por projetos, com atuação equilibrada: 50% das receitas vêm das montadoras e 50% de fornecedores, principalmente do tier 1. “Conseguimos resolver alguns problemas que a empresa, que está envolvida na situação, não enxerga. Oferecemos a solução”, aponta.
A sede da companhia no Brasil fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, mas a atuação cobre os principais polos automotivos do País. São 350 funcionários distribuídos em seis estados, incluindo Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e, mais recentemente, Pernambuco, onde a Formel D deve instalar escritório no segundo parque de fornecedores do Polo Automotivo Jeep, a convite da FCA. A ideia é que, estruturada ali, a empresa preste serviço para a cadeia produtiva da montadora e melhores e operação. Outro negócio recente é com a BMW, principal cliente global da companhia que fechou projeto no Brasil voltado à área de pós-venda.
Tags: Formel D, negócios, gestão, produtividade.