Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 24/06/2016 | 15h01

Toyota é uma das 50 empresas mais inteligentes do mundo

Tesla e Bosch também representam o setor automotivo em ranking do MIT

REDAÇÃO AB

A Toyota é apontada como uma das 50 empresas mais inteligentes do mundo pela revista MIT Technology Review, publicação de tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, que reconhece anualmente desde 2010, as companhias que melhor combinam tecnologia inovadora com um modelo de negócio eficaz. Na lista, a montadora, que figura na 17ª posição, é a única montadora tradicional presente no ranking.

A montadora foi apontada por repensar seu futuro, o que inclui o comprometimento com o desenvolvimento de novas tecnologias. Ao longo dos próximos cinco anos, a empresa deverá investir US$ 1 bilhão para a criação de um instituto de pesquisa com foco no estudo do futuro da mobilidade, inteligência artificial e robótica. A publicação também destacou o lançamento do Mirai, o primeiro veículo movido a célula de hidrogênio produzido em larga escala no mundo. Ele traz uma autonomia de mais de 500 km e emite apenas vapor d'água, sem provocar nenhum dano ao meio ambiente.

O desenvolvimento de uma rede acessível e confiável de abastecimento de hidrogênio para viabilizar não somente o Mirai, mas também outros futuros potenciais veículos que utilizarão o elemento como combustível foi outro ponto de destaque no MIT.

“Estamos muito orgulhosos e agradecidos pelo reconhecimento do MIT, uma das melhores instituições de ensino no mundo”, disse Jim Lentz, vice-presidente executivo da Toyota Motor norte-americana. “Cientistas da Toyota estão comprometidos com a inovação e a liderança para que o caminho da mobilidade do futuro seja mais limpo e mais seguro e proporcione liberdade de mobilidade para todos. Seguindo a filosofia kaizen, que significa melhoria contínua, a Toyota está empenhada em aprimorar dia após dia o serviço aos nossos consumidores e a toda à sociedade”, afirma.

Além da Toyota, apenas outras duas empresas relacionadas ao setor automotivo estão na lista do MIT: a Tesla Motors, fundada em 2003 nos Estados Unidos e que desenvolve veículos elétricos de alto desempenho. A companhia, que aparece no quarto lugar do ranking, atrás apenas da Amazon, Baidu, e Illumina, foi destaque por ter avançado na tecnologia de piloto automático em seus modelos S e X, e por levar veículos elétricos às massas com modelos como o Model 3 por US$ 35 mil. A empresa também deve se instalar em breve no Brasil (leia aqui).

E por fim, a Bosch, que está na 33ª posição, apontada pelo MIT por construir fábricas inteligentes, como a que fica próxima a Immenstadt, na Alemanha, para permanecer competitiva.

Para ver o ranking completo clique aqui.



Tags: Toyota, Tesla, Bosch, inteligentes, ranking, MIT Technology Review.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now