Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/07/2016 | 20h08

Carro autônomo pode reduzir em 60% o número de veículos nas ruas

BCG aponta que tecnologia vai melhorar segurança, mobilidade e meio ambiente

REDAÇÃO AB

As fabricantes de veículos e sistemistas trabalham intensamente no desenvolvimento do carro autônomo. Enquanto isso, o mercado tenta calcular o impacto que este tipo de modelo terá na sociedade. A estimativa é de que estes veículos reduzam drasticamente os congestionamentos nos centros urbanos, com número 60% menor de carros nas ruas. Este movimento deve gerar ainda diminuição de 80% nas emissões de poluentes gerados por carros, além de baixar em 90% os acidentes de trânsito.

Estas são algumas das conclusões do levantamento Veículos Autônomos, Táxis-robôs e a Revolução da Mobilidade Urbana, elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG). Para entender a expectativa em torno dos modelos autoguiados, a pesquisa ouviu 5,5 mil pessoas de 27 países. Dos entrevistados 58% declararam que andariam em um automóvel totalmente autônomo e 69% afirmaram que rodariam apenas em um modelo parcialmente equipado com a tecnologia.

Os participantes também demonstraram a expectativa de que estes veículos usem fontes alternativas de energia: 29% apostam em carros puramente elétricos, 37% acreditam em híbridos e apenas 9% esperam que estes modelos sigam rodando com os mesmos combustíveis usados atualmente.

De acordo com o estudo, a falta de conhecimento sobre a tecnologia pode ser uma barreira para a evolução da autonomia veicular. Entre os entrevistados, 46% disseram que ainda preferem automóveis convencionais. Para 23%, existe o perigo de ataques virtuais, que podem hackear o sistema dos veículos. Parcela de 20% dos entrevistados temem ainda que o carro tenha uma pane geral.



Tags: carro autônomo, tecnologia, BCG.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now