Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Adesões em consórcios diminuem 13% no semestre

Mercado | 12/08/2016 | 17h54

Adesões em consórcios diminuem 13% no semestre

Vendas de cotas para veículos passam de 1 milhão para 896 mil em um ano

REDAÇÃO AB

Menos pessoas estão aderindo aos consórcios como meio para a compra de veículos: as vendas de novas cotas caíram 13,8% no primeiro semestre na comparação com mesmo período de 2015, ao passar de 1,04 milhão para 896,6 mil unidades, segundo o balanço mais recente divulgado pela Abac, associação que reúne as administradoras do sistema. O volume considera todas os segmentos, entre leves, pesados e motocicletas.

O número de participantes na modalidade teve pequeno recuo de 1,6% no período encerrado em junho, para um total de 6,16 milhões consorciados contra os 6,26 milhões registrados um ano antes. Contudo, a participação de consórcio para veículos no sistema nacional de crédito, que inclui também financiamentos via CDC e leasing, ficou próximo dos 30%: do total de R$ 55,2 bilhões liberados no período, R$ 16,5 bilhões foram direcionados a consórcios, segundo dados do Banco Central.

“A retração nos indicadores confirma que, apesar da sinalização otimista na economia, a crise segue afetando o setor, especialmente no adiamento de decisões dos consumidores em fazer sua adesão em compromissos de médio e longo prazos como os consórcios”, indica a entidade em comunicado.

As contemplações para o setor – quando o consorciado recebe a carta de crédito e tem a chance de comprar o veículo – diminuíram 6,4% em volumes, passando de 669,8 mil para 627 mil no comparativo anual do primeiro semestre.

No segmento de veículos leves, que inclui automóveis, SUVs, picapes e caminhonetas, houve queda de 8,5% nas vendas de cotas, para 428,8 mil unidades, ainda assim, o número de participantes continua em alta: avançou 5,2%, para 3,08 milhões, ao mesmo tempo em que as contemplações subiram 2,8%, para 264,3 mil.

Em pesados – caminhões, ônibus, implementos e tratores – as vendas de cotas tiveram queda de 10,2% ao totalizar 212 mil unidades entre janeiro e junho contra iguais meses de 2015, o que de qualquer forma aumentou o número de consorciados, que somaram 280,5 mil no encerramento do período, 5,8% a mais do que o apurado no ano passado.

Por fim, no segmento de duas rodas, embora este mercado tenha no consórcio sua principal modalidade de financiamento, com 70% de participação, apresentou retração em todos os indicadores: de 17,7% na venda de cotas, para 446,7 mil unidades, queda de 9,2% no número de consorciados ativos, atualmente em 2,65 milhões e contemplações 12,4% abaixo das realizadas há um ano, para 347,6 mil.



Tags: Consórcios, Abac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now