Scania lança biarticulado movido a GNV
Novo ônibus foi apresentado durante feira colombiana de transportes
REDAÇÃO AB
A Scania lançou o primeiro ônibus urbano biarticulado com motor Euro 6 a gás natural veicular (GNV). A apresentação foi feita durante a Busworld, em Medellín, na Colômbia. Segundo a Scania, o novo biarticulado conta com motor dedicado para gás natural e/ou biogás. O coletivo foi submetido a testes em Bogotá acompanhados por técnicos da Universidade Nacional da Colômbia, que constataram o baixo nível de emissão de poluentes.
Além de cumprir a norma Euro 6, ele emite 70% menos contaminantes que um veículo Euro 6 a diesel. A Scania recorda que os intervalos de manutenção dos veículos são maiores com o uso de GNV do que com diesel. Ainda de acordo com a fabricante, as emissões sonoras são dez vezes inferiores às dos movidos a diesel.
“A nova linha de motores a gás Scania traz duas vantagens técnicas importantes. Ela está preparada para trabalhar em altitude sem perder torque ou potência e tem alta tolerância a variações na especificação do combustível, por isso pode trabalhar com diferentes qualidades de GNV sem ajustes no motor”, explica o diretor-geral da Scania na Colômbia, Benoit Tanguy.
Os novos biarticulados têm 27 metros, capacidade para 250 pessoas e já estão circulando em Bogotá, Medellín e Cartagena.
Segundo a Scania, não há previsão de lançamento do biarticulado a GNV no Brasil. A empresa recorda, no entanto, que um modelo a GNV/biometano de 15 metros vem sendo utilizado em demonstrações por diversas capitais, com bons resultados se comparado ao diesel.
Tags: Scania, biarticulado, GNV, Medellín, Bogotá, Cartagena, Euro 6.