Novo Ford EcoSport chega ao Brasil em agosto
Modelo é a principal novidade da marca no Salão de Buenos Aires
SUELI REIS, AB | De Buenos Aires (Argentina)
Atualizado às 18h10 para acréscimo de informações
Após mostrar o novo EcoSport no Salão de Detroit em janeiro deste ano (leia aqui), a Ford antecipou a apresentação do SUV compacto em sua versão definitiva para o mercado sul-americano em um evento na Argentina para a imprensa local e brasileira. A primeira aparição pública do modelo na América do Sul antecedeu no Salão de Buenos Aires, na sexta-feira, 9.
A apresentação ficou a cargo do presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watters, que em poucas palavras confirmou o lançamento em duas motorizações flex, o Direct 2.0, ainda importado do México e agora com injeção direta de combustível que entrega 175 cavalos (28 cv a mais do que a versão atual) e o mesmo já utilizado no Focus. Além disso, contará com o inédito Dragon 1.5 de três cilindros, que produz 137 cv e utiliza bloco e cabeçote de alumínio. Primeiro ele virá importado da Índia, mas até o início de 2018 será fabricado na planta de motores da Ford em Taubaté (SP), em substituição ao atual 1.6. Apesar de ser um modelo global, o novo EcoSport chegará primeiro ao Brasil. A pré-venda do modelo se inicia no fim de julho com chegada das primeiras unidades à rede em agosto, segundo a Ford. Os próximos mercados a receberem o modelo serão Argentina, Peru, Chile e Colômbia.
“O Novo EcoSport vai oferecer os preços mais competitivos entre os SUVs de nova geração, tanto nas versões de entrada como nas mais equipadas”, prometeu Watters.
Durante a apresentação, o executivo lembrou que o EcoSport, originalmente um projeto brasileiro, ganhou notoriedade ao longo de sua trajetória a ponto de se tornar um modelo global e estratégico para a marca: “Este sonho local começou há mais de 15 anos e se transformou em um sonho global. É um veículo emblemático, projetado e nascido na América do Sul e hoje está presente nos principais mercados do mundo, na Europa, na Ásia e deve chegar em breve à América do Norte”, destacou. “Ele está totalmente renovado, com um interior sofisticado, uma motorização totalmente nova e é um carro conectado para um novo mundo conectado.”
Segundo o executivo, o novo modelo passou por um profundo processo de atualização que envolveu as equipes de engenharia e design de todo o mundo a fim de remodelar o carro e acrescentar a ele recursos de última geração. Entre os destaques, o novo design marca a versão mais global do modelo que segue a tendência dos SUVs da marca. A nova e ampla grade frontal traz o logotipo Ford em seu centro e é alinhada aos faróis, estes também redesenhados. Diferentemente do carro que será oferecido nos Estados Unidos e Europa, a versão para os mercados brasileiro e sul-americanos ainda contará com o estepe acoplado à tampa do porta-malas.
Já o interior do SUV foi reprojetado, com novos bancos e desenho do painel de instrumentos, que traz uma tela de oito polegadas sensível ao toque conectada à nova geração do sistema multimídia de infoentretenimento Sync 3, compatível com Apple Car Play e Android Auto.
Para Watters, o novo EcoSport deve alavancar o resultado na montadora neste ano, uma vez que o mercado começou a dar os primeiros sinais de retomada, com a expectativa de melhora mais robusta do desempenho no segundo semestre. “Em maio a indústria cresceu 25% comparado a abril e a Ford teve como destaques o EcoSport e o Ka, ambos tiveram crescimento de mais de 40%. A chegada do novo EcoSport aumenta a nossa confiança em um bom desempenho da marca no ano”, completa.
Tags: Ford, EcoSport, lançamento, Salão de Buenos Aires, Argentina.