A Volkswagen Caminhões e Ônibus fornecerá 1,6 mil caminhões elétricos até 2023 para a Ambev, dona e distribuidora das marcas Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná, entre outras, que irá utilizá-los para o transporte urbano de bebidas no Brasil. Isso representará 35% da frota da Ambev, que será composta por veículos movidos a energia limpa: segundo a empresa, cerca de 30,4 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos em sua cadeia logística por ano. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em 33,9%.
O primeiro modelo a integrar a frota será o VW e-Delivery, o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido na América Latina. Os testes com a Ambev iniciam ainda este ano. Um protótipo dele foi apresentado durante a última Fenatran.
A ideia é que o e-Delivery seja carregado com 100% de energia elétrica adquirida de fontes limpas, como eólica e solar. A fase inaugural de testes permitirá determinar a tecnologia adequada para atender as operações do cliente.
Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery traz soluções de última geração para uma logística mais limpa, como sistemas inteligentes que ajustam a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.
“Graças à nossa parceria com a Cervejaria Ambev, que já dura mais de 20 anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, ingressando na era elétrica”, destaca o presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
A parceria é um marco na história das duas empresas: esse é o maior anúncio do tipo já feito no mundo.
“Temos certeza que esse projeto contribuirá muito para a construção do legado sustentável que queremos deixar para as próximas gerações”, afirma o diretor de logística e suprimentos da Cervejaria Ambev Guilherme Gaia.
Nos últimos cinco anos, a Ambev destinou mais de R$ 1 bilhão para projetos voltados a sustentabilidade socioambiental em sua operação. Agora, a cervejaria anunciou novos compromissos, com metas a serem atingidas até 2025, sustentada por quatro pilares, entre eles a de ações climáticas, que envolvem a redução em 25% das emissões de carbono em sua cadeia de valor.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo