A Nissan e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) firmaram acordo para desenvolvimento do uso de etanol em veículos movidos a célula de combustível. O documento foi assinado pelo presidente da montadora no Brasil, Marco Silva, e o diretor do instituto, Wilson Calvo, na Universidade de São Paulo (USP).
A intenção é viabilizar comercialmente o uso de Células de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), capazes fornecer autonomia superior a 600 quilômetros utilizando apenas 30 litros de etanol.
“A assinatura do contrato representa uma nova fase do projeto global de SOFC da Nissan, que é de grande interesse no País por se encaixar na nossa matriz energética”, afirma Marco Silva.
O executivo quer mostrar que o conceito é economicamente viável, mas admite que os carros com esse tipo de propulsão não estarão à venda nos próximos cinco anos.
Silva não divulga o investimento no projeto com o Ipen. Diz apenas que está dentro do orçamento da matriz destinado a pesquisas como esta. O desenvolvimento a ser feito pelo instituto contará com testes de bancada. Serão utilizados componentes diferentes daqueles testados no e-NV200.
O presidente da Nissan recorda que outras montadoras veem o hidrogênio aplicado em células de combustível como fonte geradora de energia, mas ressalta o pioneirismo da Nissan ao combinar essa tecnologia com o uso do combustível renovável.
“Morei muito tempo em Piracicaba (SP), por isso valorizo as questões ligadas ao etanol. Sabemos também que a eletrificação não tem uma resposta única e diferentes alternativas vão conviver”, conclui Silva.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Com investimentos de R$ 20 milhões só este ano, CTR conquista certificação internacional, aumenta laboratório estrutural e prepara nova pista de testes dinâmicos
PEDRO KUTNEY, AB