Do começo de janeiro até o dia 17 deste mês, as vendas da Volkswagen em automóveis e comerciais leves somavam 47,2 mil veículos emplacados e alta de 15,2% sobre o mesmo período de 2019, enquanto o mercado como um todo havia crescido apenas 3,9%.
O motivo para isso é o T-Cross, SUV nacional produzido em São José dos Pinhais (PR), que ainda não estava à venda nas primeiras semanas do ano passado e acumula de 1º de janeiro até agora 6,7 mil licenciamentos, o equivalente a 15% das vendas da marca.
O T-Cross já aparece como 14º na lista dos automóveis mais vendidos do País. E está em quarto entre os SUVs, pouco à frente do Hyundai Creta e na cola do Nissan Kicks. Os Volkswagen mais vendidos até o momento são o Gol (sexto colocado, com 9,5 mil unidades) e Polo (sétimo, com 9 mil).
“Nossa participação de mercado está em 16%, recorda o presidente da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.
O executivo concedeu entrevista coletiva durante a comemoração pelos 20 milhões de motores na VW de São Carlos (SP).
Di Si admite que o momento é difícil para importados como Jetta e Passat, tanto pela desvalorização do real como pelo fato de serem sedãs, segmento que perde participação.
“Já o Tiguan tem boa aceitação e faz parte de um segmento em alta, o dos SUVs”, recorda Di Si. Em todo o ano de 2019 o modelo teve 13,1 mil unidades vendidas e neste início de 2020 foram 1,4 mil.
Em breve a Volkswagen deve ampliar sua participação na base do mercado com a reomologação do Up!, que passará a ter quatro em vez de cinco lugares por causa de uma mudança na legislação que obriga todos os automóveis a ter cintos de três pontos também para o passageiro central.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Entidade considera que resultados estão em linha com suas projeções, mas sugere que pandemia em alta, economia em baixa e ruídos da política podem trazer retrocesso
PEDRO KUTNEY, AB
Crescimento de 1,7% em março foi obtido apesar do fechamento de boa parte das unidades fabris no mês, graças ao maior número de dias úteis
WILSON TOUME, COM COLABORAÇÃO DE PEDRO KUTNEY, PARA AB