Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Caoa chega à marca de 300 mil veículos produzidos em Goiás
Tiggo 8 foi o veículo número 300 mil produzido em Anápolis (GO)

Indústria | 30/09/2020 | 15h55

Caoa chega à marca de 300 mil veículos produzidos em Goiás

Número foi alcançado 13 anos após instalação da fábrica em Anápolis; modelos Hyundai e Chery são produzidos no local

REDAÇÃO AB

Pouco depois de registrar a marca de 20 mil modelos Chery construídos, a fábrica do grupo Caoa em Anápolis (GO) chegou a outra marca histórica: 300 mil veículos produzidos (somando modelos Chery e Hyundai montados no local) desde a sua fundação, em 2007. Um Chery Tiggo 8 foi o modelo que marcou o feito.

Vale lembrar que a planta goiana representa a “cereja do bolo” na história do grupo fundado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que se destacou já nos anos 1980 como o maior revendedor Ford da América Latina. Em 1999, após algum tempo atuando como representante da Renault no Brasil, o grupo firmou parceria com a Hyundai, e graças a uma estratégia bem executada – e também ao trabalho da montadora sul-coreana em nível global para refinar sua imagem –, o sucesso foi tanto que o grupo Caoa decidiu investir por conta própria na construção da fábrica em Anápolis, inaugurada em 2007.

A escolha da cidade goiana foi estratégica, pois permite distribuir a produção por todo o território nacional com mais facilidade, segundo a empresa. Foram investidos mais de R$ 1 bilhão na unidade, que começou a operar produzindo os modelos Hyundai Tucson e HR. Posteriormente, foram adicionados o ix35, o novo Tucson e o caminhão leve HD78.

Em 2017, o grupo Caoa surpreendeu mais uma vez com o anúncio de um novo acordo, agora com a Chery (que já possuía uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo). Com isso, a partir do ano seguinte a planta de Anápolis passou a montar também os modelos da marca chinesa e o SUV Tiggo 5X foi o primeiro a ser feito lá. Pouco depois foi o Tiggo 7 e, mais recentemente, o Tiggo 8. Hoje a fábrica conta com mais de 1.500 trabalhadores diretos e aproximadamente 25 mil indiretos, e ocupa uma área de 172 mil m², com capacidade para montar 86 mil veículos por ano.



Tags: Indústria, Caoa, Hyundai, Chery, Anápolis, Goiás, Carlos Alberto de Oliveria Andrade, Tucson, HR, HD78, ix35, Tiggo 5X, Tiggo 7, Tiggo 8.

Comentários

  • JefersonNeu

    Parabénspara a CAOA por essa marca expressiva em Anápolis. Pena que a CAOA dá pouco valor para a unidade de Jacareí.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência