Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Importadores da Abeifa anotam queda de 15% até outubro

Mercado | 05/11/2020 | 15h46

Importadores da Abeifa anotam queda de 15% até outubro

Em dez meses, associadas emplacam pouco mais de 46 mil veículos; há um ano, vendas foram de 54 mil

REDAÇÃO AB

As 15 associadas da Abeifa, entidade que reúne importadoras e fabricantes de veículos, anotaram queda de 15,7% nas vendas acumuladas de janeiro a outubro, ao emplacarem pouco mais de 46,2 mil unidades. Há um ano, considerando o mesmo acumulado, o segmento havia vendido 54,8 mil unidades.


O resultado isolado de outubro mostra que os licenciamentos pelas importadoras chegaram a 5,7 mil veículos, 5,6% abaixo de setembro, quando as vendas somaram 6,1 mil. Com relação a outubro de 2019, a queda foi de 16%.

Considerando apenas veículos importados, as associadas licenciaram 2,6 mil em outubro, retração de 7,2% sobre setembro, quando foram entregues pouco mais de 2,8 mil carros. Na comparação com outubro de 2019, a queda é ainda maior, de 22,8%. Com isso, o acumulado de importados pelas afiliadas da Abeifa fechou em 22,4 mil unidades neste ano contra as 28,4 mil do ano passado, 21% a menos.

“Infelizmente tivemos a tendência de alta mensal de nossas associadas interrompida por falta de alguns modelos importados. Além disso, o último dia útil do mês de outubro foi ponto facultativo dos servidores públicos em estados importantes do País”, comenta João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa.

O executivo reforça que no setor ainda persiste a instabilidade cambial – 40% de valorização do dólar e do euro em relação ao real em 2020 –, o que dificulta trazer produtos importados em volumes maiores.

As quatro associadas à Abeifa e que possuem fábricas localmente - BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki – fecharam o acumulado de dez meses com pouco mais de 23,7 mil veículos produzidos e vendidos no Brasil, significando uma baixa de 10%. Em outubro, com menos de 3,2 mil emplacamentos, representou queda de 4,3% sobre setembro e também baixa de 9,3% sobre outubro de 2019.



- Faça aqui o download dos dados da Abeifa
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Importadoras, Abeifa, vendas, veículos importados, João Oliveira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now