Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Negociação de usados segue aquecida em outubro

Mercado | 05/11/2020 | 16h30

Negociação de usados segue aquecida em outubro

O segmento de automóveis e comerciais leves registrou, isoladamente, alta maior, de 6,3% em relação a setembro

REDAÇÃO AB

Segundo levantamento consolidado pela Fenabrave, o número de vendas de veículos usados – considerando todas as categorias – registrou alta de 5% na comparação com o registrado em setembro. No total, foram comercializadas 1,46 milhão de unidades em outubro, contra 1,39 milhão no mês anterior. Também houve crescimento de vendas (8,7%) em relação a outubro de 2019, quando foram negociados 1,35 milhão de unidades. Mas o acumulado do ano, com 9,7 milhões de veículos, mostra recuo de 19% quando comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de pouco mais de 12 milhões de modelos comercializados.




Considerando-se apenas o segmento de leves (automóveis e utilitários), o desempenho do setor foi melhor, com crescimento de 6,3%. Foram quase 1,1 milhão de automóveis negociados em outubro, contra pouco mais de 1 milhão em setembro. Da mesma forma, a comparação com outubro de 2019 (quando também foram vendidos 1 milhão de carros), mostra elevação neste ano, de 6,7%. Mas, como era esperado, o acumulado deste ano, com 7,2 milhões de unidades negociadas, mostra retração de 20,6% nos negócios em relação ao registrado entre janeiro e outubro de 2019, que foi de mais de 9 milhões de veículos.

“O mercado de usados vem demonstrando ótima evolução nos últimos meses. A manutenção da taxa básica de juros em um nível baixo, e o comportamento positivo em relação à inadimplência resultaram em uma melhor oferta de crédito, estimulando os consumidores, tanto para a compra de veículos novos, como para de usados”, declarou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Os segmentos de caminhões e de ônibus usados também apresentaram crescimento nas vendas, com 2,4% e 0,3%, respectivamente, na comparação com setembro. Foram 38,4 mil caminhões negociados em outubro, contra 37,5 mil em setembro. Já os ônibus praticamente mantiveram o número de unidades comercializadas (3,4 mil) nos dois meses, com uma diferença de dez unidades a mais em outubro. No acumulado, porém, as duas categorias registraram queda nas vendas em relação ao ano passado. Foram 260,3 mil caminhões negociados de janeiro a outubro deste ano, contra 306,2 mil em 2019 (retração de 15%), e 26,5 mil ônibus comercializados neste ano, frente aos 42,7 mil veículos (recuo de 37,9%) do mesmo período de 2019.

O setor de motos usadas foi mais um a registrar crescimento (1,3%) nas vendas, com 318,7 mil unidades em outubro, contra 314,7 mil modelos em setembro. O mesmo ocorre na comparação com outubro de 2019, que teve 275 mil motos negociadas, o que equivale a uma alta de 15,9%. Mas, no acumulado, houve retração de 13,6%, já que foram comercializadas 2,1 milhões de motocicletas de janeiro a outubro deste ano, contra 2,5 milhões no mesmo período de 2019.



- Faça aqui o download dos dados de vendas de veículos usados consolidados pela Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Mercado, usados, Fenabrave, automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, motos, Alarico Assumpção Júnior.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now