Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Autonomouz cria aplicativo Driver Hero de auxílio à condução via smartphone
Com o aplicativo Driver Hero, smartphone fixado no para-brisas monitora a condução e alerta sobre perigos

Segurança | 16/11/2020 | 16h50

Autonomouz cria aplicativo Driver Hero de auxílio à condução via smartphone

Aparelho monitora e alerta sobre colisões, atropelamentos e permanência na faixa de rodagem

REDAÇÃO AB

A Autonomouz, empresa especializada no desenvolvimento de programas de inteligência artificial, projetou o aplicativo Driver Hero que confere a smartphones a capacidade de monitorar a condução por meio da câmera nativa e alertar o motorista sobre possíveis riscos, como sair da faixa de rodagem ou a iminência de uma colisão ou atropelamento. O app reúne algumas das funções de monitoramento dos chamados ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, ou Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), sem no entanto interferir nas funcionalidades do veículo, como freios ou direção, é um sistema de alerta, sem assistência direta.

O Driver Hero pode ser instalado na maior parte dos smartphones atuais, com sistema operacional Android ou IOS, e funciona em qualquer veículo, fixado por meio de um suporte exclusivo no para-brisas que ajusta o aparelho na posição correta para filmar o percurso. Segundo a Autonomouz, é o primeiro aplicativo do gênero desenvolvido no Brasil para auxílio à segurança da condução.

Por enquanto, o Driver Hero é vendido apenas a empresas, que podem usa-lo na própria frota ou para os usuários. O preço é composto pela compra do suporte específico para o para-brisas e da licença de uso do app por um ano. Existem custos para customizações e integrações.

A Autonomouz começou a desenvolver com recursos próprios o Driveeer Hero no início deste ano. O aplicativo já está sendo usado em testes por 500 motoristas de uma empresa de logística. A expectativa, segundo a empresa, é terminar 2020 com um total de 2 mil usuários.

O sistema pode ser usado em conjunto com o app de navegação, como Waze e Google Maps, e tem também a função de rastreador, registrando e enviando a localização do veículo em intervalos de tempo configuráveis e as informações ficam armazenadas por até 30 dias, para o caso de perda da conexão com a internet. Além da localização, o Driver Hero registra e classifica o comportamento diário de direção do motorista em relação à segurança, conferindo classificações como educado, seguro, instável, imprudente e arriscado. O motorista pode acompanhar seu progresso diariamente e promover ele mesmo melhorias no seu nível de condução.



Tags: Driver Hero, Autonomouz, aplicativo, smartphone, segurança, tecnologia, atropelamento, colisão, faixa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now