Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Meritor desenvolve eixo conversível para caminhões 6x4 e 8x4
Meritor Detachable vai permitir desacoplar e suspender o segundo eixo trativo do veículo

Tecnologia | 24/11/2020 | 16h40

Meritor desenvolve eixo conversível para caminhões 6x4 e 8x4

Projetado no Brasil, Meritor Detachable pode ser erguido para economizar pedágio, combustível, pneus e manutenção

REDAÇÃO AB

A Meritor desenvolveu no Brasil uma nova tecnologia para desacoplar e suspender e o eixo trativo de caminhões quando não for necessária a utilização, transformando um cavalo mecânico 6x4 em 4x2 ou 6x2, para redução de custos com manutenção, consumo de combustível, pedágios e desgaste dos pneus. Batizado Meritor Detachable, o novo sistema está em fase de testes com os principais clientes da empresa.

A tecnologia, totalmente desenvolvida pelo time de engenharia brasileiro da empresa, pode ser aplicada a caminhões 6x4 e 8x4 tandem dos modelos de eixos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos com suspensão pneumática. A ideia é lançar o sistema no mercado nacional de veículos pesados no início de 2021.

“Desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo, direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil.

Com o Meritor Detachable, a principal fabricante de eixos e de sistemas de drivetrain para veículos comerciais do País segue com sua estratégia de oferecer soluções tecnológicas que proporcionem redução de custos aos usuários, aumentando a eficiência da operação. Para se ter ideia, apenas a redução em tarifas de pedágio pode chegar a 33% com o uso da tecnologia.

“De acordo com os testes em andamento, o Meritor Detachable gera um ganho de eficiência de no consumo de até 2% considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo, e de 5% desacoplando e suspendendo o eixo”, concluiu Brandão.



Tags: Tecnologia, Meritor, eixo, suspensão, Detachable, desacoplamento, pesados, custos, Fábio Brandão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now