Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Lideranças reforçam a necessidade de fortalecer pluralidade no setor automotivo

Estratégia | 25/11/2020 | 17h40

Lideranças reforçam a necessidade de fortalecer pluralidade no setor automotivo

Pablo Di Si, Luis Afonso Pasquotto e Marcelo Moraes falam da importância de fomentar ambientes mais diversos

NATÁLIA SCARABOTTO, PARA AB

Durante o III Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, lideranças debateram o impacto da pandemia no segmento e o papel dos executivos de alto escalão no fomento à pluralidade da indústria. O evento promovido por Automotive Business aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, on-line. É possível acompanhar as discussões aqui.

O painel contou com a participação de lideranças da Cummins Brasil, Lear Corporation e Volkswagen Brasil, que compartilharam suas trajetórias e aprendizados em relação ao tema. Para os executivos, a pandemia foi um momento importante quando se trata do tema diversidade e inclusão. O vice-presidente para a América do Sul da Lear Corporation, Marcelo Moraes, disse que enxerga a diversidade como um valor humano importante para enfrentar desafios:

“Quando você enfrenta crises, precisa buscar referências, se apoiar nos valores e progredir junto. O que há de mais genuíno em diversidade e inclusão é abraçar ao redor do que a gente acredita e seguir no caminho que foi trilhado”, diz Moraes.



Pensamento parecido foi o que guiou a Cummins Brasil durante a pandemia. “A pandemia trouxe novas formas de atuar e, nessa mudança, mantivemos o nosso trabalho em diversidade e inclusão e me sinto muito feliz por isso”, afirmou o presidente Cummins Brasil, Luis Afonso Pasquotto, também vice-presidente da Cummins Inc.

Para o presidente da Volkswagen Brasil e América Latina, Pablo Di Si, o período abriu mais espaço para a diversidade. Em setembro, a empresa tornou-se signatária dos WEPs (Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres).

“Assinar os WEPs foi um processo natural, a pandemia acelerou o nosso processo de diversidade e temos muito orgulho deste nosso compromisso com os princípios de empoderamento da mulher”, aponta Di Si.



Ele destacou ainda que a empresa buscou se aproximar dos colaboradores “Na América Latina, colocamos a agenda quantitativa e qualitativa para que as pessoas pudessem dizer o que estavam sentindo e como podíamos melhorar.”

CAMINHOS PARA ENGAJAR A LIDERANÇA



Apesar do engajamento das empresas participantes do debate, o setor automotivo ainda avança a passos lentos quando se trata de diversidade. Em algumas organizações, por exemplo, a resistência está no próprio comando.

“A liderança tem que ser o exemplo impecável da diversidade e inclusão, de forma que inspire a organização e mostre autenticidade. Se isto não acontece, o movimento tem que ser de baixo pra cima”, observou Pasquotto.



Para Moraes, uma estratégia eficiente para ajudar a mudar a transformar a mentalidade das lideranças mais resistentes é trazer uma abordagem em comum e objetiva. “Traga a ótica do respeito. Todo mundo entende o que é respeitar e ser respeitado, ouvir e ser ouvido.”

Guilherme Bara, sócio da MAC Diversidade e conselheiro da Rede AB Diversidade sugere ainda que a abordagem seja apoiada em valores da empresa. “Visite os documentos da empresa e códigos de conduta porque muitos desses valores de respeito e a não discriminação já estão lá”.





Tags: diversidade, Fórum AB Diversidade, setor automotivo, inclusão, Pablo Di Si, Luis Pasquotto, Marcelo Moraes, Volkswagen, Cummins, Lear.

Comentários

  • LuizCarlos Gianello

    Souex- funcionário da VW e aposentado por ela , neste momento de pandemia fica claro e confirmado que o nível de competência de toda a liderança fara a diferença de sucesso de toda e qualquer empresa , esta liderança devera estar reciclada imediatamente e se não estiver devera deixar seu cargo a profissionais com meritocracia para mudar a cultura empresarial e liderar os seus subordinados de forma a buscar o melhor de cada pessoa alocada na estrutura organizacional.. ass.prof, Gianello ( docente em Administração )

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now