Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Foton lança linha de caminhões leves e médios Aumark S no Brasil
Caminhões Foton Aumark S chegam ao Brasil nas versões de 6,5 e 11 toneladas

Lançamentos | 02/12/2020 | 18h46

Foton lança linha de caminhões leves e médios Aumark S no Brasil

Modelos Citytruck estreiam a marca nas categorias que vão de 6 a 11 toneladas

SUELI REIS, AB

A Foton está lançando no Brasil sua nova linha de caminhões Aumark S que amplia a presença da marca chinesa nas categorias de caminhões leves e médios. Os modelos Citytruck chegam em três versões que abrangem a faixa de 6 a 11 toneladas: o modelo Citytruck 6.5-15 estarão disponíveis na rede de concessionárias da marca ainda este ano. O modelo intermediário de 9 toneladas chega ao mercado brasileiro em 2021.

A princípio, os modelos serão importados da China, onde foram lançados em 2018. Dedicados a operações urbanas, os preços partem de R$ 177 mil para o Citytruck 6.5-15 e de R$ 199 mil para o Citytruck 11-16. Segundo a empresa, o modelo Citytruck 9-16 deve chegar com preço intermediário entre as duas faixas.

Segundo Eustáquio Siroli, diretor de desenvolvimento de produção, a meta da Foton é ser uma marca full liner no Brasil e atuar em todas as categorias de caminhões que existem no País.

“Com este lançamento, nossa previsão é alcançar 5% de market share em cada um dos segmentos que eles vão atuar, o que dá um volume total de vendas de 1,2 mil a 1,5 mil unidades no ano que vem”, afirma Siroli.



O executivo diz que a estratégia da Foton para ganhar mais espaço é começar a atuar numa faixa de produtos que ficou desassistida com a saída da Ford no mercado de caminhões: “Os modelos de 11 toneladas eram o carro-chefe da Ford e estamos trazendo nosso produto para cobrir este gap”, explica.

Todos os modelos da linha Aumark S vêm equipados com equipamentos bastante conhecidos do mercado brasileiro, como motores Cummins, sendo ISF 2.8 de 150 cv para a versão Citytruck 6.5-15, o ISF 3.8 de 156 cv para o Citytruck 11-16 e que também equipará o modelo 9-16.

A transmissão é ZF, sendo a 5S 368 para o caminhão mais leve e a transmissão 6S 500 para os demais. O freio a ar é da Wabco, que também fornece sistemas de segurança ativa (freios ABS e EBD) no Citytruck 6.5-15 e ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL (Daytime Running Light) em led. Os veículos contam ainda com sistemas de injeção common rail e tecnologia SCR, de tratamento dos gases de escape.

FASE DE EXPANSÃO


Segundo Leandro Gedarken, diretor industrial e engenharia, o lançamento da linha Aumark S marca não só os 10 anos de presença da Foton no Brasil, mas também uma nova fase de expansão da marca no País. Considerando os três novos modelos, a empresa eleva para sete o número de modelos disponíveis no Brasil. Por aqui, a empresa já vende a linhe de comerciais leves Aumark C com os Minitruck 2.8 TM, 3.5-11 DT, 3.5-14 ST e 3.5-14 DT, dos quais .

Para o ano que vem, a companhia planeja trazer caminhões semi-pesados, modelos com faixa de maior capacidade e indicados para operações como concreto (betoneira), coleta de lixo e transporte de bebidas.

“A Foton tem um line-up completo e estamos estudando o que o Brasil precisa, adequando o produto que tem na China para atender a necessidade do mercado brasileiro”, explica Gedarken.



Para ajudar a sustentar o plano de expansão da marca, Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento de rede, acrescenta que a companhia vai aproveitar a expertise dos concessionários e grupos empresariais que trabalhavam com a Ford e agora fazem parte da rede Foton. Atualmente, a rede conta com 36 concessionárias espalhadas no País: deste total, 26 migraram da Ford no segundo semestre deste ano.

“Já estamos com negociações avançadas com outros grupos empresariais e o nosso objetivo é chegar a 100% [de cobertura territorial] em pouco tempo”, diz Mendonça de Barros.

O executivo acrescenta que com a expansão da rede, os concessionários decidiram criar em setembro deste ano a AbraFoton, associação brasileira dos concessionários Foton, que tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento da marca no Brasil.

“Os caminhões Foton possuem total similaridade com os produtos Ford, especialmente no conjunto powertrain formado por motor, câmbio, eixos, além de muitos outros componentes. Com isso, a rede está tranquila com o produto, pois não haverá necessidade de grandes investimentos em treinamentos técnicos. Estamos confiantes, pois a Foton traz ao Brasil uma família de veículos robustos com um conjunto motriz reconhecido, cabine moderna e excelente desempenho”, comneta Paulo Matias, presidente executivo da Abrafoton.



Tags: Foton, caminhões, Aumark S, lançamento.

Comentários

  • EnriqueJimenez

    Oveiculo é ótimo tenho um 3.5-14 desde 2014 rodo quase 5000 km por mês em trechos mistos cidade/ estrada mas o abandono da concessionária aos proprietários é lastimável, pois nem ela tem peças de reposição tem a oferecer acho difícil crescer assim tem que mudar muita gente e que queira atender bem quem paga o salário deles

  • EnriqueJimenez

    Oveículo é ótimo mas a assistência de manutenção e revenda de peças é feita por amadores.acho dificil uma marca se manter num mercado eexigente como o nosso

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now