A Honda Energy anunciou o término da expansão do parque eólico da empresa, localizado no município de Xangri-Lá (RS), com a inauguração do décimo aerogerador no local. Essa é a única instalação do tipo no Brasil de propriedade de uma empresa do setor automotivo, e com ela, a Honda Automóveis do Brasil (controladora da Honda Energy) alcança a autossuficiência em energia elétrica.
Inaugurado em 2014, o parque eólico faz parte do plano da Honda que prevê reduzir a emissão de gás carbônico proveniente de seus produtos e processos em 50% até até 2050, usando como referência o valor emitido no ano 2000. No Brasil, a empresa viu na geração eólica a oportunidade de ter uma matriz energética sustentável e, com isso, garantir o fornecimento para suas unidades no País.
ECONOMIA COM SUSTENTABILIDADE
A eletricidade obtida no parque eólico atende à demanda das instalações em Sumaré (SP), onde se localizam a fábrica de automóveis, o centro de pesquisa e desenvolvimento e o escritório sede da empresa. Além disso, a energia proveniente de Xangri-Lá garante eletricidade para o escritório administrativo da Honda na capital paulista e para a segunda fábrica de automóveis, em Itirapina, também no interior de São Paulo.
“O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável. Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente”, disse Otávio Mizikami, presidente da Honda Energy e vice-presidente industrial da Honda Automóveis.
Segundo a empresa, a geração de eletricidade do parque eólico acumula, desde janeiro de 2015, mais de 434 mil megawatts-hora (MWh), possibilitando a incorporação da energia limpa ao processo produtivo de mais de 734 mil veículos. Em termos ambientais, esse resultado corresponde a mais de 30 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera, reduzindo o impacto ambiental da empresa.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo