Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 09/12/2020 | 16h19

Fábrica de catalisadores da Basf no Brasil completa 20 anos

Unidade em Indaiatuba (SP) produziu 20 milhões de unidades no período

REDAÇÃO AB

A fábrica da Basf responsável pela produção de catalisadores no Brasil está completando 20 anos de operação. Neste período, a planta localizada em Indaiatuba (SP), fabricou 20 milhões de unidades destinados a motores de veículos a combustão, entre automóveis, motos e caminhões, que foram fornecidos para as principais montadoras que operam na América do Sul.

O componente promove uma reação química que transforma os gases hidrocarbonetos (HC), monóxidos de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx), produzidos na combustão, em água e gases não tóxicos, como o gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2). Com isso, o item é capaz de reduzir em mais de 95% as emissões de gases poluentes resultantes da queima de combustível dos motores movidos tanto a etanol, quando gasolina e diesel.

Segundo a empresa, os mais de 20 milhões de catalisadores fabricados em sua planta contribuíram para eliminar cerca de 38 milhões de toneladas de poluentes das emissões de automóveis, caminhões e motocicletas do Brasil e países vizinhos.

“O propósito da Basf é criar química para um futuro sustentável. Por isso, temos muito orgulho da empresa ter desenvolvido essa invenção revolucionária para a humanidade e o meio ambiente, que é o catalisador”, comenta Letícia da Rocha Mendonça, diretora da unidade de negócios de catalisadores.

Nos últimos oito anos, a empresa realizou investimentos totais de aproximadamente € 15 milhões em modernização e complementação da linha de produção de catalisadores para motores a diesel na fábrica de Indaiatuba. As medidas incluem melhoria da eficiência energética com troca de empilhadeiras, automação e modernização de maquinários, entre outros, que juntos geraram redução de 8% na emissão de gases de efeito estufa.

“Todos os anos fazemos investimentos pontuais para manter a fábrica atualizada com o que há de melhor em termos de segurança, produção, ergonomia e, é claro, meio ambiente”, explica Antonio Carlos Cipolli, gerente responsável pela unidade.



Tags: Basf, fábrica, catalisadores, redução de emissões, Indaiatuba, 20 anos.

Comentários

  • Fernando

    Bomdia !!! Gostaria de estar oferecendo a vcs sucata de catalisadores compro 2toneladas mês, Estamos instados nas regiões norte, Centro Oeste e parte da região Sul. At. Fernando Melo

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now