Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 09/12/2020 | 19h55

ZF ampliará produção nacional de coluna de direção elétrica EPS

Fábrica de Limeira (SP) ganhará quinta linha de montagem, que começa a operar até o fim deste mês

SUELI REIS, AB

Até o fim deste mês, a ZF prevê concluir a implantação de mais uma linha de produção de coluna de direção elétrica (EPS), a quinta em sua fábrica de Limeira (SP), responsável pela fabricação do item no Brasil desde 2012. Também neste mês, a empresa atingiu o volume de 4 milhões de colunas de direção elétrica feitas por aqui, a maior parte – entre 85% e 90% - fornecida ao mercada brasileiro para as principais montadoras de veículos instaladas por aqui, como FCA, Ford, GM e VW.

O aumento da capacidade produtiva se justifica pelo crescimento da demanda interna. Os dados da ZF mostram que em 2009, a participação do item no portfólio brasileiro era de 11%, enquanto a direção hidráulica dominava o mercado, com 89%. Neste ano, essa relação se inverteu significativamente e passou a ser de 27% para hidráulicos/mecânicos e 73% para sistemas elétricos.

“Estimamos que a partir de 2024 a taxa de aplicação da direção elétrica possa chegar a 90% no mercado nacional”, estima o gerente sênior de vendas da ZF, Matheus Della Coletta. “O crescimento de demanda e produção é impulsionado pelos novos requisitos de eficiência energética e redução de emissões: a direção elétrica promove um ganho energético entre 2% e 3%”, complementa.

De acordo com Carlos Becker, diretor de operações da ZF de Limeira, outras empresas já estão trabalhando para nacionalizar mais componentes que integram o sistema de direção elétrica. Atualmente, além da ZF, outras empresas já se dedicam à produção do sistema no Brasil, seja ele completo ou apenas partes dele, como Bosch, JTekt, NSK e Thissenkrup. Segundo a ZF, sus participação atual neste mercado está em 50%.

“Para 2024, estimamos 35% de market share neste mercado; ainda assim, manteremos a liderança”, comenta Becker.

De acordo com o executivo, as colunas de direção elétrica produzidas localmente pela ZF contam com o conceito em que a coluna é interligada a uma unidade de controle central (ECU) e um motor, com designs específicos para cada modelo de veículo e montadora. Atualmente, a ZF trabalha com um índice de nacionalização na faixa de 40%: tanto a coluna (gear box) quanto a unidade de controle eletrônico (ECU) são nacionais.

“Estamos procurando aumentar o índice de nacionalização do conjunto, mas tudo vai depender do volume de vendas de veículos no mercado brasileiro, que esperamos que volte a crescer; estamos à procura de parceiros aqui na região para localizar ainda mais, principalmente o motor que compõe o sistema”, acrescenta Dela Coletta.



Tags: ZF, produção, direção elétrica, EPS, coluna de direção elétrica.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

Mobility Now

ABTV

Mobility Now