Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
FCA lança Flua para vender assinaturas de carros Fiat e Jeep
Atendimento da Flua da “assinar” um Fiat ou Jeep: pelo aplicativo e nas concessionárias

Distribuição | 11/12/2020 | 17h20

FCA lança Flua para vender assinaturas de carros Fiat e Jeep

Começa em 15 de janeiro projeto piloto para aluguel de 12, 24 ou 36 meses de vários modelos em 6 cidades de SP e Curitiba

PEDRO KUTNEY, AB

Já virou tendência: mais uma fabricante veículos vai começar a alugar carros zero-quilômetro diretamente ao consumidor, nos chamados contratos de assinatura. Desta vez a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) anunciou a criação da Flua, nova “empresa de mobilidade” (eufemismo da moda que vem sendo usado para evitar o termo locadora) que irá oferecer planos de locação de um a três anos para a maioria dos veículos Fiat e Jeep à venda no País.

O projeto piloto com duração de seis meses começa em 15 de janeiro próximo em 32 concessionárias Fiat, 24 delas localizadas de seis cidades de São Paulo (incluindo a capital) e quatro em Curitiba (PR), enquanto a Jeep por enquanto vai oferecer o serviço em oito lojas da rede apenas na capital paulista. Mas se quiser o cliente só precisa ir à revenda para retirar o carro, pois o negócio pode ser fechado integralmente por meio de um aplicativo onde se escolhe o modelo, cor, opcionais, pacote de quilometragem (franquia de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros/mês) e prazo de locação (12, 24 ou 36 meses). Depois de preencher e aprovar o cadastro, basta escolher a concessionária e assinar o contrato por e-mail.

A Flua vai alugar somente veículos zero-quilômetro Jeep e Fiat escolhidos e configurados pelo assinante (veja os modelos e versões disponíveis mais abaixo), que ficará sabendo o tempo de espera pelo carro na assinatura do contrato – e depois poderá acompanhar no aplicativo o progresso da produção até a entrega. O prazo varia de acordo com o veículo escolhido e sua configuração, mas pode ser mais curto se já estiver disponível no estoque. Os valores mensais incluem a assinatura, seguro, documentação, assistência 24 horas e manutenções, que poderão ser feitas nas 198 concessionárias Jeep e 515 Fiat no País. Os preços só serão divulgados em janeiro quando o serviço entra em operação.

A nova empresa do Grupo FCA será a proprietária de todos os veículos locados na plataforma, mas também não terá estoques, uma vez que o carro é produzido sob encomenda. Se quiser, o cliente poderá adquirir o automóvel pelo valor de mercado ao fim do contrato. Se desistir e devolver antes do prazo final escolhido, será cobrada multa equivalente a 50% das parcelas restantes.

FOCO NOS CLIENTES QUE NÃO QUEREM COMPRAR CARRO ZERO



Segundo Fábio Siracusa, diretor da Flua, a plataforma de assinatura já nasce com estrutura completa e o projeto piloto será usado para apurar na prática a receptividade do público, para então definir volumes e traçar planos de expansão. A intenção é no horizonte de cerca de um ano ampliar a oferta de assinatura para toda a rede Jeep e Fiat no País. “É um produto plug & play, a adesão é simples, o concessionário vende e dá assistência ao assinante, não precisa ter estoque ou faturar o carro, que só será produzido após o pedido, e ao fim do contrato terá preferência para revender o usado”, explica.


Siracusa, diretor da nova empresa: três anos de pesquisas para desenhar o serviço de assinatura de carro do grupo FCA

“Desenhamos o serviço de assinatura da Flua após três anos de estudos de mercado e tendências de mobilidade. O objetivo é atrair o consumidor que não pensava mais em comprar um carro zero, porque preferia usar transporte público ou aplicativos, ter um usado mais em conta ou alugar um veículo quando fosse necessário. Agora temos um produto para atrair esse cliente à concessionária”, destaca Fábio Siracusa.



A ideia, enfatiza o executivo, é atrair um novo cliente e adicionar um novo canal de faturamento à concessionária, sem competir com aqueles que compra veículos novos. Embora na prática seja um serviço de locação, Siracusa avalia que a Flua não irá concorrer com as locadoras tradicionais, “porque oferecemos um tipo de serviço que elas não costumam oferecer”.

As pesquisas realizadas antes do lançamento da Flua identificaram cinco tipos básicos de clientes de carros por assinatura: jovens ligados em tecnologia que querem experimentar um novo automóvel sem tomar o risco da revenda; profissionais liberais (como médicos e advogados) sem tempo para burocracias da compra e venda ou manutenção; pequenos empresários que precisam do carro no negócio mas não querem comprometer capital com isso; financistas que fazem contas e enxergam a depreciação do veículo como “perda de dinheiro”; e por fim as pessoas que passaram a se preocupar com sua saúde com a pandemia e não querem mais usar transporte público para reduzir o risco de contágio.

“Em resumo, são pessoas que não têm mais apego à posse de um carro, mas precisam da mobilidade que ele proporciona, querem portanto um serviço com praticidade, agilidade e confiança, sem complicações”, diz Siracusa. Nesse sentido, também está nos planos a ampliação da oferta de serviços oferecidos pelo aplicativo da Flua, que no lançamento já contempla assistência 24 horas para o veículo e residencial, pedidos de manutenção preventiva e corretiva, consultas de cadastro e contratos.

MODELOS E VERSÕES DISPONÍVEIS PARA ASSINATURA NA FLUA



Fiat:
Argo (Drive 1.0 e Trekking 1.3); Nova Strada (Freedom 1.3, Endurance 1.3, Volcano 1.3); Toro (Freedom 1.8 e Ultra 2.0); Cronos (Drive 1.3 e Precision 1.8); Grand Siena (Attractive); Doblò (Essence 1.8); Fiorino (Hard Working 1.4); Ducato (Maxicargo)

Jeep:
Renegade (Longitude); Compass (Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel)



Tags: FCA, Fiat Chrysler Automobiles, Flua, assinatura, locação, aluguel, Jeep, Fiat, mobilidade, distribuição, concessionária.

Comentários

  • FábioColla

    "eufemismoda moda que vem sendo usado para evitar o termo locadora" kkkk. O Pedro é o Máximo !!!

  • ROMULOVENADES

    Ainiciativa é pertinente à tendência de mercado. Para não ser uma concorrente com as locadoras é preciso, realmente, ter um diferencial, e qual será? Haverá seguro a favor de terceiros e o cliente terá que fazer um adicional? Quando da manutenção haverá carro reserva? Se ocorrer acidente o cliente/locador terá que arcar com custos ou o seguro cobre os danos? Ao final do contrato de 1 ou 3 anos o preço praticado é o de mercado ou haverá diferencial na aquisição, uma vez que o cliente passou todo o período de contrato com o veículo. Os preços de locação/mobilidade serão competitivos á aquisição? Vamos acompanhar os desdobramentos.

  • SeverinoPINHEIRO SALES

    Sensacional, mudança de hábitos, eu hoje em dia alugo um veículo para trabalhar na minha área, sou comercial ,parabéns pelo projeto. Serei cliente sem dividas.

  • GERALDORAMOS FALCI

    Esperoque valha a pena, seria muito interessante, tranquilo e proveitoso. Se der certo vai ser ótimo. Sou candidato.

  • Cristianeaparecida Espindola Aparecida

    Quêótimo!! Parabéns!!

  • JULIOCESAR MEDINA

    Muitopouco pode ser comentado diante da ausência de números (valores das respectivas locações e valor residual). Ficamos no aguardo de maiores explicações.

  • Raul

    Vamosesperar os planos. O que já vi pela Porto Seguro, não está interessante a nível de valor. Como hoje em dia é um tal de copiar, acho difícil vir algo bom para o consumidor. Mas vamos ver se realmente pesquisaram as necessidades reais dos usuários ou é mais uma forma das montadoras ganharem dinheiro nos novos tempos.

  • ManoelJustino dos Santos

    Boatarde, Espero que essa nova modalidade valorize o cliente , oferecendo um diferencial financeiro favorável ao consumidor. Irei aguardar o desfecho disso, se houver pontos positivos eu irei com certeza adquirir um desses. Pretendo sair de um 1.6 e migrar para 1.0.

  • MARCELOMARQUES

    Esperoque o custos seja mais atrativos (baixos) que das locadoras. Se for atrativo para minha região , sou candidato também.

  • Jaquelinemineiro

    Ameia ideia ! Estou animada esperando sair o aplicativo FLUA, com certeza com adquirir

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now