Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de dezembro apontam para novo melhor mês de 2020

Mercado | 15/12/2020 | 18h00

Vendas de dezembro apontam para novo melhor mês de 2020

Foram emplacados 104 mil veículos leves na primeira quinzena; média foi de 10,4 mil por dia útil

PEDRO KUTNEY, AB

Foram emplacados 104.112 veículos leves na primeira quinzena de dezembro, volume 11% acima do registrado no mesmo intervalo de novembro, mas em queda de 10% na comparação com os primeiros 15 dias de dezembro de 2019. Os dados obtidos pela Autoinforme apontam para o que deverá ser o melhor mês de vendas de 2020, superando novembro.

O ritmo de emplacamentos nas duas primeiras semanas do mês confirma a marcha de recuperação que vem sendo observada nos últimos meses, mas o avanço das vendas neste dezembro é menor do que o verificado em anos anteriores, o que pode ser resultado da falta de produtos para pronta-entrega, pois as fábricas enfrentam dificuldades para atender a demanda devido à falta de insumos e componentes, o que reduziu os estoques para nível historicamente muito baixo – equivalente a apenas 16 dias de vendas em novembro.

Nos primeiros 10 dias úteis de dezembro a média diária de licenciamentos atingiu 10.411 unidades/dia, número apenas 1,3% maior do que o registrado na primeira quinzena de novembro (10.277/dia) e 2,7% abaixo da média do mês passado inteiro (10.702/dia), que foi a maior do ano.

Se a média diária for mantida até o fim do mês, considerando 22 úteis (ainda que nas vésperas e Natal e ano novo o movimento seja pequeno), o ritmo de dezembro aponta para 230 mil emplacamentos. Mas é provável que as vendas ganhem maior aceleração nos próximos dias, como costuma acontecer na segunda quinzena. A Bright Consulting projeta que o mês deve fechar com 240 mil veículos leves vendidos. Da estimativa mais baixa para a mais alta, 2020 tende a encerrar com volume total entre 1,95 milhão e 1,96 milhão, o que significa retração de 26% a 27% sobre 2019.

Considerando o volume acumulado de janeiro até a primeira quinzena de dezembro, foram emplacados 1,82 milhão de veículos leves no País, queda de 27,8% na comparação com as 2,52 milhões de unidades vendidas nos 11 meses e meio de 2019.



Tags: Mercado, balanço, resultado, quinzena, dezembro 2020, projeção, Autoinforme.

Comentários

  • AntonioEustaquio

    OBolsonaro e equipe bem que poderiam fazer um plano 5.000k veículos para o Brasil, mercado interno e exportação!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now