Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Segmento de ônibus é o que mais sofreu em 2020, Fenabrave estima recuperação tímida em 2021

Mercado | 05/01/2021 | 18h33

Segmento de ônibus é o que mais sofreu em 2020, Fenabrave estima recuperação tímida em 2021

Vendas de comerciais pesados de passageiros caíram 33%

PEDRO KUTNEY, AB

O segmento de ônibus foi o mais afetado em 2020 com as restrições a viagens e transporte urbano causadas pela pandemia de coronavírus. Segundo números divulgados na terça-feira, 5, pela Fenabrave (associação dos distribuidores autorizados) com base nos dados do Renavam, no ano passado foram emplacados apenas 18.207 ônibus urbanos e rodoviários, número que ficou acima do registrado de 2015 a 2018 durante os anos de recessão econômica, mas que representou redução de um terço do mercado em relação a 2019, com queda anual de 33%. O resultado foi o único em linha com as projeções da entidade revisadas em outubro passado.

Em dezembro foram emplacados apenas 1.551 ônibus, número 11% inferior ao verificado em novembro e 36,3% abaixo do mesmo mês de 2019. Após esses resultados, a Fenabrave projeta recuperação tímida do segmento em 2021, que deverá seguir afetado pela pandemia. A associação estima crescimento nas vendas de 8,2%, para 19.713 unidades vendidas este ano – é a pior de todas as previsões divulgadas pela entidade.



“O segmento de ônibus foi o mais impactado nesta pandemia. As empresas de transporte de passageiros, os fretamentos, entre outros, sofreram muito com a queda em seu faturamento. A fabricação deste segmento também sofreu com a falta de insumos e componentes”, analisa o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr.





- Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência





Tags: Fenabrave, Renavam, mercado 2020, venda, emplacamentos, veículos pesados, ônibus, projeção 2021, previsão 2021, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência