Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA liderou mercado latino-americano em 2020
Nova picape Strada foi muito bem aceita pelos consumidores brasileiros

Mercado | 08/01/2021 | 19h13

FCA liderou mercado latino-americano em 2020

Marcas do grupo registraram ótimo desempenho na América Latina e principalmente no Brasil

REDAÇÃO AB

As marcas do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) tiveram ótimo desempenho no mercado latino-americano em 2020, proporcionado ao conglomerado a liderança na região (sem contar números do México, integrado à América do Norte). Foram mais de 502 mil veículos comercializados, que correspondem a uma participação de mercado de 16,5% e alta de 2,9% na comparação com o resultado obtido em 2019.

Esse resultado se deveu em grande parte aos bons números conseguidos pelas marcas do grupo no mercado brasileiro, onde somaram 433,6 mil veículos vendidos, o que corresponde a 22,2% de participação. Além disso, as empresas da FCA também conseguiram ter bom desempenho no mercado argentino, no qual o grupo conseguiu avançar 2,8% na participação de mercado em relação ao ano anterior.

No Brasil, a FCA vendeu 321,7 mil veículos da marca Fiat e mais de 110 mil da Jeep. Destaque para quatro modelos do grupo que terminaram o ano entre os dez mais vendidos do País: a nova Fiat Strada, com mais de 80 mil unidades emplacadas, o Fiat Argo, com 66 mil, o Jeep Renegade, com 57 mil veículos e a picape Fiat Toro, com 54 mil exemplares. A Fiat, de acordo com o comunicado, foi a marca que mais cresceu no País em 2020, com 16,5% de participação e alta de 2,7 pontos na comparação com 2019.

“O lançamento da nova Strada e o rebranding da marca nos trouxeram resultados excepcionais, levando a Fiat à liderança de mercado no último trimestre com 18% de participação e a posicionarmos três carros no ranking dos dez mais emplacados do Brasil”, observou Herlander Zola, diretor da Fiat para a América Latina e operações especiais no Brasil. “Além disso, também mantivemos uma parceria consistente com nossa rede de concessionárias, que se demonstrou essencial para a superação dos momentos difíceis do ano”, disse. Vale destacar que a picape Strada ampliou suas vendas em 4,9% em um ano no qual o segmento de comerciais leves registrou retração de 26%.

JEEP E RAM TAMBÉM EM ALTA



Com 20,9% do mercado de SUVs, a Jeep seguiu à frente do segmento pelo quinto ano consecutivo, graças aos seus dois best sellers, Renegade (57 mil veículos vendidos no ano) e Compass (53 mil). O modelo compacto, aliás, teve em dezembro o melhor resultado de sua história, com 7.875 unidades licenciadas, superando o número anterior (6.976) conseguido em dezembro de 2015. Os importados Wrangler (crescimento de 5,7%) e Grand Cherokee (33%) também contribuíram marginalmente para o bom resultado da marca.

Everton Kurdejak, diretor de operações comerciais da Jeep no Brasil, ressaltou a agilidade da empresa. “Adaptamos toda nossa estrutura de atendimento e formato de ofertas. Em apenas dois dias lançamos o Jeep On, adaptando as ofertas ao cliente, com pagamento a partir de 2021, com test drive feito na casa do cliente, com lives Jeep mostrando o mundo off-road e superofertas, entre muitas outras ações, que, mesmo no momento mais severo da pandemia, fizeram nosso site bater recordes de acessos e de clientes que declaravam desejo em adquirir nossos veículos.”

Por fim, a Ram também contribuiu com o resultado do grupo, ao registrar seu melhor ano desde que iniciou as operações no País, com 1.474 unidades da picape 2500 vendidas, ou mais que o dobro do número comercializado em 2019. Além disso, houve o lançamento e a pré-venda da Ram 1500, cujas primeiras 100 unidades foram encomendadas em apenas 18 horas e estão previstas para serem entregues em abril.



Tags: Mercado, FCA, América Latina, Brasil, Fiat, Jeep, Ram, picape Strada, Argo, Toro, Renegade, Compass, Ram 2500, Ram 1500, Herlander Zola, Everton Kurdejak.

Comentários

  • luiz

    Ótimanotícia

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência