Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fabricantes de implementos anulam perdas e vendas crescem 0,7% em 2020

Mercado | 11/01/2021 | 16h13

Fabricantes de implementos anulam perdas e vendas crescem 0,7% em 2020

Primeira estimativa do setor aponta para negócios entre 8% e 10% maiores em 2021

REDAÇÃO AB

Acompanhando o bom desempenho do mercado de caminhões, que registrou a menor queda entre todas as categorias do setor automotivo (leia aqui), a indústria de implementos conseguiu anular as perdas geradas ao longo de 2020 por causa da pandemia e fechou o ano com leve crescimento das vendas na ordem de 0,7% sobre o ano anterior, ao emplacar 122 mil produtos, entre leves e pesados, segundo balanço divulgado na segunda-feira, 11, pela Anfir, associação das fabricantes.



- Faça aqui o download dos dados da Anfir
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



O crescimento foi puxado pelo segmento pesado, que inclui reboques e semirreboques (carretas), cujas vendas aumentaram 6% na comparação anual, fechando com 67 mil produtos entregues ao mercado.

A categoria pesada foi impulsionada pelo agronegócio, responsável por mais de 40% dos negócios do mercado de implementos pesados, além de construção civil, com a retomada de lançamentos residenciais e obras de infraestrutura. Transporte de remédios e alimentos durante o ano pandêmico também foram apontados como os principais responsáveis pela recuperação da indústria.

“O resultado mostra como o mercado reagiu em alguns segmentos cujo resultado foi a estabilização das perdas de forma geral”, analisa Norberto Fabris, presidente da Anfir.



Por outro lado, o segmento leve, que corresponde a carrocerias sobre chassis, registrou queda de 5% no volume de vendas de 2020. Foram entregues 54,5 mil unidades no ano passado contra as 57,4 mil vendidas em 2019.

ANFIR PREVÊ MAIS CRESCIMENTO EM 2021


Indícios do mercado apontam para uma continuidade do crescimento das vendas, o que segundo a Anfir, deve perdurar em 2021. A entidade indica que o aumento deverá ser maior em 2021 com relação ao ano passado, apostando na recuperação de segmentos que ainda não registraram volumes positivos.

“A expectativa é que mais segmentos se juntem a esses pilares da recuperação do setor e também reajam positivamente. Esperamos registrar em 2021 crescimento entre 8% e 10%”, conclui o presidente da Anfir.





Tags: Implementos rodoviários, fabricantes, Anfir, vendas de carretas, transporte.

Comentários

  • RobersomRozzi

    Tenhoconvicção que o mercado de fabricantes de implementos rodoviários terá um crescimento acima de 10% (diante ao ano de 2020), porém não podemos esquecer da desvalorização do real diante ao dólar, a alta dos commodities e o desabastecimentos de matéria prima e insumos. Situação que irá levar os fabricantes de autopeças a aumentar a produção e consequentemente os seus preços de seus produtos. Desde já agradeço a oportunidade de expor nossa visão e fico a disposição para demais detalhes.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now