Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
BYD fornecerá mais de 1 mil ônibus elétricos na Colômbia

Transportes | 12/01/2021 | 19h33

BYD fornecerá mais de 1 mil ônibus elétricos na Colômbia

É o maior pedido registrado pela fabricante fora da China; entregas começaram em dezembro

REDAÇÃO AB

A BYD vai fornecer mais de 1 mil ônibus 100% elétricos para a cidade de Bogotá, tornando a capital colombiana dona da maior frota elétrica da América Latina. A fabricante recebeu pedidos de três empresas que venceram a licitação pública local, lançada em agosto do ano passado. O total de 1.002 unidades encomendadas pelos clientes representa o maior pedido de ônibus movidos a bateria fora da China.

Para atender aos pedidos, a BYD fará parceria com os fabricantes locais de ônibus para as peças da carroceria, a Superpolo, controlada da Marcopolo, e Busscar, do Grupo Caio.

Os pedidos foram sendo feitos ao longo do segundo semestre de 2020. Parte dos ônibus, um lote com 120 unidades, já foram entregues em dezembro, parte do primeiro pedido de 470 ônibus, sendo que os demais serão entregues neste primeiro trimestre de 2021. Outro pedido, de 406 ônibus, foi encomendado no fim do mês passado. Todos os pedidos serão compostos por chassis de 9 e de 12 metros de comprimento e os veículos serão entregues ao longo deste ano e até o primeiro semestre de 2022. Os veículos vão rodar em 34 rotas diferentes de cinco regiões da capital colombiana.

“Este pedido de mais de 1 mil ônibus marca um novo começo, o que promoverá efetivamente o rápido desenvolvimento do transporte verde na América Latina e a próxima era da eletrificação global de ônibus”, disse Stella Li, presidente da BYD Motors.

Segundo Maria Fernanda Ortiz, diretora da Transmilenio S.A., que lançou a licitação, a montagem das carrocerias dos ônibus na Colômbia não só ajudará a impulsionar a economia nacional, mas vai ajudar a criar mais empregos.

“Como líder mundial na fabricação de veículos elétricos, a BYD superou muitas dificuldades resultantes da pandemia, vencendo esta licitação exclusivamente por causa de sua capacidade e tecnologia de ponta”, declarou Lara Zhang, diretora regional da BYD para a América Latina. “Estamos extremamente gratos pela confiança e reconhecimento de todos os nossos clientes estratégicos e também estamos ansiosos para trabalhar com a Superpolo e a Busscar neste projeto.



Tags: BYD, ônibus elétrico, ônibus a bateria, Bogotá, Colômbia, Transmilênio, licitação.

Comentários

  • CarlosCaserta

    Impreciomantea quanto de ônibus elétrico em um só país. Só reta uma dúvida, será a e Busscar da Colômbia também foi adquirida pelo grupo Caio?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now