Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas caem no início de janeiro com Fiat e Stellantis na liderança
Com a picape Strada, Fiat lidera o mercado brasileiro no início de 2021 e puxa marcas da Stellantis, que juntas somaram 27,5% de participação nas vendas da primeira quinzena de janeiro

Mercado | 19/01/2021 | 17h00

Vendas caem no início de janeiro com Fiat e Stellantis na liderança

Na primeira quinzena do ano emplacamentos recuaram 12% em relação a 2020, com movimento de 7.933 veículos por dia útil

AUTOINFORME

O ano começou fraco com a média de 7.933 emplacamentos em cada um dos seus primeiros dez dias úteis, somando 79.336 carros e comerciais leves vendidos entre 1º e 16 de janeiro, segundo números apurados pela Autoinforme. O resultado representa queda de 12% em comparação com o mesmo período de 2020, quando a média foi de 9.129 veículos emplacados por dia útil.

Em relação à primeira quinzena de dezembro queda foi bem maior, 37,8%, o que é compreensível porque normalmente o último mês do ano costuma ser também o mais aquecido, enquanto o primeiro é o pior.

FIAT E STELLANTIS NA LIDERANÇA



A Fiat, que liderou o mercado brasileiro no último trimestre de 2020, confirmou seu primeiro lugar no ranking das marcas mais vendidas na primeira quinzena de janeiro, abrindo mais espaço sobre a segunda colocada com a venda de 14.244 veículos, o que garantiu 18% de participação, mais de um ponto porcentual à frente da Volkswagen, que dominou 16,7% do das vendas com 13.239 unidades emplacadas, embolada com a GM/Chevrolet na terceira posição, que emplacou 13.122 carros e ficou com 16,5%. A Hyundai permaneceu com uma folgada quarta colocação (7.007 e 8,8%) e a Jeep aparece entre as cinco marcas mais vendidas (6.291 e 7,9%).

As marcas da recém-criada Stellantis, fusão da PSA com a FCA, dominam amplamente o mercado brasileiro de veículos com generosa fatia de 27,5% do emplacamentos neste início de ano e de suas operações como uma só empresa. A FCA já liderava o ranking de fabricantes com suas três marcas no Brasil (Fiat, Jeep e Ram) e agora ampliou um pouco mais sua margem na dianteira com Peugeot e Citroën vindas da PSA.

Além de ter a Fiat como primeira do ranking, a Stellantis colocou a Jeep em quinto lugar. Mesmo que com volumes bem menores, o desempenho foi melhorado com as vendas da Peugeot, 12ª colocada no mercado geral, da Citroën em 16º e da Ram em 20º. Assim, a nova empresa vendeu na primeira quinzena de janeiro 21.799 unidades, ou 2.180 carros por dia útil.

Veja abaixo o desempenho das marcas da Stellantis no mercado brasileiro na primeira quinzena de janeiro:





Tags: Mercado, vendas, emplacamentos, 2021, janeiro, quinzena, balanço, resultado, Stellantis, Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën, AutoInforme.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now