Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
GM é o principal alvo de clientes da Ford

Mercado | 20/01/2021 | 17h01

GM é o principal alvo de clientes da Ford

Levantamento da Megadealer e Auto Avaliar aponta que 24% dos donos de veículos Ford trocaram por modelos Chevrolet em 2020

SUELI REIS, AB

Os veículos da Chevrolet, marca da General Motors, são a preferência da maioria dos clientes Ford que trocaram de carro em 2020. O levantamento Performance Veículos Usados 2020 (PVU) sobre o comportamento do mercado de veículos usados realizado pela Megadealer, com base nos dados da AutoAvaliar, aponta que 24% dos consumidores Ford que trocaram de carro no ano passado optaram por um Chevrolet.

Os dados consideram apenas os consumidores que realizaram a troca por outra marca e exclui os 40% dos clientes Ford que compraram veículos usados, mas que continuaram com modelos da marca – neste caso, Ka e EcoSport representaram 70% dessas aquisições.

A Hyundai ficou como a segunda opção dos clientes Ford que trocaram de carro e de marca no ano passado, com 15%, seguida pela Fiat (14%) e Volkswagen (13%).




Segundo Fabio Braga, diretor da MegaDealer no Brasil, é evidente que a saída da Ford da indústria nacional impacte ainda mais o mercado de usados no Brasil em 2021. O executivo mencionou que antes do anúncio da montadora, no último dia 11 deste mês, a cada 100 carros usados que entravam nas concessionárias para serem revendidos, apenas um deles era da Ford; depois do dia 11, esse número passou a ser cinco Ford a cada centena.

“Existe a expectativa dessa desvalorização dos veículos da Ford que vão deixar de ser fabricados no Brasil; acredito que vai chegar um momento em que vai estabilizar num curto espaço de tempo, mas parece que vai sim ter essa desvalorização”, comenta Braga.

Ao apresentar os dados, Braga acrescenta que a partir de agora haverá uma corrida entre as marcas para abocanhar parte da participação de 7% da Ford no mercado nacional, índice registrado pela marca norte-americana em 2020. “A grande pergunta é quem vai ocupar esse espaço que corresponde a algo entre 80 mil e 90 mil veículos por ano”, disse.

Comentou ainda que há registro de concessionárias que já entraram nessa briga, oferecendo pagar os valores da tabela Fipe para modelos como o EcoSport para o cliente que desejar trocar de carro. Os dados da Megadealer com base no banco de dados da AutoAvaliar revelaram que 20% dos clientes Ford que tinham um EcoSport optaram por um modelo Chevrolet. A proporção é maior para os consumidores que tinham o Ford Ka, sendo que 24% deles também escolheram um modelo da GM. Vale lembrar que os dados consideram apenas os clientes que trocaram a Ford por outra marca, 40% dos consumidores que já tinham um Ford se mantiveram leais à empresa.





Tags: GM, General Motors, Chevrolet, Ford, veículos usados, venda de veículos usados, Megadealer, AutoAvaliar, troca de carro.

Comentários

  • SundaysMontel

    Paracolocar no mercado um carro como o Onix, que tirava zero no Latin crash test é triste ter este tipo de opção.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now