Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/01/2021 | 20h06

GM e Qualcomm estendem acordo de cooperação contínua

Montadora vai utilizar as novas tecnologias de comunicação avançada da parceira para a sua próxima geração de veículos conectados

REDAÇÃO AB

A General Motors e a Qualcomm anunciaram na quarta-feira, 27, a extensão para longo prazo de sua parceria com o desenvolvimento, fornecimento e uso de novas tecnologias de comunicação avançada que estarão na próxima geração de veículos da fabricante. Pelo acordo, as empresas são parceiras em projetos de novos cockpits digitais, sistemas telemáticos e futuros dispositivos eletrônicos avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês).

A GM vai utilizar em seus futuros automóveis as plataformas Snapdragon Automotive Cockpit de terceira geração da Qualcomm, capazes de promover experiências habilitadas para inteligência artificial (IA) altamente intuitivas a serem utilizadas em funções de assistência virtual, além de reforçar as interações entre o veículo e o motorista aliado ao uso de segurança.

A parceria entre as empresas não é de hoje: a Qualcomm Technologies já vem trabalhando há anos com a GM para fornecer soluções de comunicação avançadas para os aplicativos de carros conectados, incluindo segurança e diagnósticos apresentados nos modelos Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac.

“Estamos entusiasmados por estar no centro da frota automotiva da GM enquanto a indústria embarca na próxima geração de mobilidade com cockpit digital altamente avançado, telemática e ADAS. Esperamos continuar nosso trabalho com a GM para definir o futuro dos veículos inteligentes e conectados”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e diretor geral da área automotiva da Qualcomm Technologies.

SETOR AUTOMOTIVO É CLIENTE DE PESO PARA A QUALCOMM


A continuidade da parceria para o longo prazo entre as duas empresas ocorre na mesma data em que a Qualcomm anuncia a expansão do seu portfólio e serviços para o setor automotivo. A empresa realizou a apresentação de uma série de tecnologias pensadas para o futuro dos veículos conectados.

O evento, que aconteceu de forma virtual, destacou diversas novidades, como o novo sistema de chips de grau de segurança (SoCs), que são projetados para sistemas de integridade de segurança automotiva nível D (Asil-D). A tecnologia permite usar um único SoC para sistemas avançados de assistência de direção de Nível 1 (ADAS) e sistemas de automação de Nível 2, além de aprimorar o desempenho de ADAS SoCs combinados e aceleradores de inteligência artificial (AI) para um sistema automatizado até Nível 4.

Os novos SoCs fazem parte do portfólio da Snapdragon Ride Platform, que oferece soluções abrangentes projetadas para ADAS e sistemas de computação de direção autônoma.

A Qualcomm também apresentou a quarta geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit, projetadas como um hub central para computação de alto desempenho, com visão computacional e inteligência artificial (AI). Outra função em destaque é a plataforma Snapdragon Automotive 4G e 5G, para sustentar serviços conectados 4G LTE e 5G, utilizando tecnologias integradas de Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X), Wi-Fi, Bluetooth, que podem, inclusive, conectar os veículos à nuvem, entre si e ao ambiente ao redor.

Por sua vez, a plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit de terceira geração está sendo estendida para mais fornecedores tier-1 em todo o mundo, incluindo LG Electronics, Google, Panasonic e Visteon entre outros. Ela é projetada para operar com os níveis mais elevados de computação e inteligência computacional necessária para recursos avançados em veículos conectados.

Por fim, a grande de novidades traz ainda um aprofundamento do acordo entre Qualcomm e Amazon para integrar o Alexa Custom Assistant com a plataforma Snapdragon Automotive Cockpit. Este novo sistema é projetado para montadoras e seus fornecedores tier-1 para construir assistentes inteligentes personalizáveis para veículo e é oferecido como um módulo de extensão para o Alexa Automotive Software Development Kit (SDK).



Tags: GM, General Motors, Qualcomm, tecnologia, Snapdragon, plataforma, ADAS, Amazon, Alexa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now