Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas desaceleram com queda de 12% sobre janeiro de 2020

Mercado | 01/02/2021 | 19h12

Vendas desaceleram com queda de 12% sobre janeiro de 2020

Mas média de emplacamentos por dia útil de 8.126 é apenas 1,9% menor que no ano passado

PEDRO KUTNEY, AB

O ano começou com desaceleração das vendas de veículos leves em todas as comparações possíveis. Dados preliminares revelam que o primeiro mês de 2021 registrou 162,5 mil emplacamentos, o que representa retração de 12% sobre janeiro de 2020, que teve dois dias úteis a mais (22 contra 20). Por isso, ao comparar a média diária, de 8.394 há um ano ante 8.126 no mês passado, o tombo é irrelevante, de 1,9%, ou quase estabilidade.





A comparação das médias diárias de janeiro de 2021 e de 2020 traz certa tranquilidade quanto ao ritmo de queda das vendas, mas o problema é que o primeiro mês do ano passado, mesmo antes da instalação da pandemia de coronavírus no País, também foi de queda de 3,4% em relação a janeiro de 2019, por causa de problemas relatados à época com a adoção da nova placa do Mercosul que atrasou as lacrações.

Ao que parece, portanto, a nova onda de Covid-19 desacelerou os negócios, tanto pela possível redução do fluxo de clientes como também pela falta de alguns produtos, já que fabricantes continuam com dificuldades no abastecimento de componentes e precisam atender protocolos de prevenção à doença que reduzem a cadência de produção.

A retração é bem mais forte, de 30,2%, na comparação dos emplacamentos de janeiro com dezembro, mas essa diferença é esperada no início de todo ano, quando o ritmo das vendas sempre diminui em relação ao mês anterior, que quase sempre é o mais forte do ano. Como referência, a retração dos emplacamentos foi da mesma ordem, de 26,7%, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.



Tags: Mercado, vendas, emplacamentos, balanço, janeiro 2021, 2020, pandemia, coronavírus, Covid-19.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now