Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat lidera vendas com folga em janeiro; Stellantis se consolida no primeiro lugar
Renegade foi o quinto carro mais vendido em janeiro: posição inédita puxa Jeep pela primeira vez para a quinta posição no ranking de marcas

Mercado | 01/02/2021 | 20h43

Fiat lidera vendas com folga em janeiro; Stellantis se consolida no primeiro lugar

Grupo coloca cinco carros na lista dos dez mais vendidos no primeiro mês de 2021

PEDRO KUTNEY, AB

O começo do ano trouxe mudanças importantes no ranking de marcas e veículos mais vendidos no País, com a liderança folgada da Fiat em janeiro e pelo quarto mês seguido. Com quase 31 mil emplacamentos, a marca da Stellantis abocanhou 19% das vendas no mês, abrindo diferença de 2,5 pontos porcentuais sobre as principais rivais, a Volkswagen que vendeu 26,8 mil unidades e ficou com participação de 16,5%, em segundo lugar e ligeiramente à frente da Chevrolet (GM), no terceiro posto com 26,6 mil carros e share de 16,4%.





Na ascensão mais acelerada, a Jeep (outra marca da Stellantis) entre dezembro e janeiro subiu da oitava para a quinta posição e conquistou sua melhor colocação histórica no ranking brasileiro de veículos leves. A marca vendeu 12,1 mil veículos e atingiu participação inédita de 7,5%. O Renegade acompanhou a performance da fabricante e pela primeira vez foi o quinto carro mais vendido do País, com 7.091 unidades.

As duas principais marcas da Stellantis conseguiram em janeiro colocar cinco carros (três Fiat e dois Jeep) na lista dos dez mais vendidos no País no mês, com a picape Strada sendo a mais bem colocada na segunda posição, somando 9.232 emplacamentos, pouco mais de mil unidades atrás do Chevrolet Onix, que seguiu na liderança do mercado com 10.568 vendas no mês.

Com o forte desempenho de Fiat e Jeep, somado às vendas bem mais tímidas de outras três marcas do grupo no Brasil (Peugeot/1.519, Citroën/805 e Ram/304), a Stellantis emplacou o total de 45,6 mil carros no País em janeiro, seu primeiro mês de existência após a conclusão da fusão entre os grupos PSA e FCA. Com isso, a fabricante consolidou sua primeira colocação folgada no ranking nacional de vendas, abocanhando 28% do mercado.

Como fabricantes, Volkswagen com Gol e T-Cross e a GM com Onix e Onix Plus ocuparam duas posições cada uma na lista dos dez veículos mais vendidos em janeiro. Com isso, três fabricantes (Stellantis, GM e VW) dominaram nove dos dez lugares no ranking de carros mais emplacados do mês. Sobrou apenas um lugar, mas bem posicionado, para a Hyundai com o seu HB20, que foi o terceiro carro mais comprado no início de 2021, o que ajudou a consolidar a coreana na quarta colocação entre as marcas mais vendidas, com participação de 9,1% e total de 26,6 mil unidades emplacadas.




Tags: Mercado, ranking, janeiro 2021, vendas, emplacamentos, Fiat, Stellantis.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now