Automotive Business
  
News Mobility Now

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 03/02/2021 | 16h56

IQA projeta lançamento de novos serviços de transformação digital com a marca iQMX

Todas as áreas do Instituto da Qualidade Automotiva atingiram seus objetivos em 2020

REDAÇÃO AB

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) encerrou 2020 com saldo positivo e prevê para este ano a ampliação dos projetos em transformação digital, desenvolvimento de novos postos avançados regionais e novas certificações de profissionais, entre outras atividades. Ao todo, no ano passado o IQA realizou 114 treinamentos, com participação de 1.600 profissionais, organizou 57 webinars gratuitos e dois eventos da Trilha da Qualidade, que reuniu mais de 4.100 participantes, com 43 palestrantes e convidados.





“Os desafios do ano atípico que foi 2020 obrigou o IQA a se reinventar, assim como grande parte do mercado, e os resultados finais surpreenderam bastante”, afirma Cláudio Moyses, diretor executivo do instituto. “Conseguimos desenvolver muito do previsto em todas as áreas, mesmo que de formas adaptadas, e ampliamos em treinamentos, demonstrando com isso que, mesmo em um período de crise, as organizações não deixaram de ser preocupar com a qualidade”, comenta.

PERSPECTIVAS 2021



Para 2021, o IQA projeta ampliar as atividades em diversas áreas de atuação (certificações compulsórias e voluntárias de produtos, sistemas e serviços, treinamentos, publicações, estudos técnicos e ensaios), com destaque para projetos de transformação digital, sob a marca iQMX.

“O foco este ano é acelerar ainda mais as questões relacionadas com transformação digital, com a atualização dos serviços atuais e criação de novos serviços com foco em qualidade, como homologação de software, certificações relacionadas à LGPD e projetos de cybersegurança, que atualmente são alguns dos maiores desafios do setor automotivo por conta da tecnologia de veículos elétricos, autônomos e conectados”, afirma Moyses.

Com isso, o IQA desenvolveu uma série de novos treinamentos on-line para atender à demanda do setor, como Indústria 4.0 & Transformação Digital na Qualidade Automotiva, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos através de Metodologias Ágeis, e Core Tools – com Foco em Transformação Digital. “São treinamentos alinhados à nova necessidade do setor automotivo, que passa a ser cada vez mais digital e conectado”, diz Xavier.

OUTRAS AÇÕES



O IQA deve priorizar duas outras ações ao longo de 2021. Uma delas é o desenvolvimento de quatro novos Postos Avançados Regionais, nas cidades de Caxias do Sul e Gravataí (RS), na região Sul-Fluminense (RJ) e em Manaus (AM). A outra é ampliar a atuação do Instituto relacionada com exigências de outras agências reguladoras que influenciam o setor automotivo, além do Inmetro.

“Por tudo que vimos e vivemos em 2020, temos convicção de que 2021 será um ano de mais avanços na transformação digital, uma vez que ficaram claros os benefícios que a tecnologia proporciona aos negócios e a experiência do cliente, e acreditamos que este é um caminho sem volta, independente da pandemia da Covid-19 ou qualquer outro motivo que impeça as pessoas de ir ao escritório para trabalhar”, finaliza Moyses.



Tags: IQA, qualidade automotiva, automação, conectividade, transformação digital, certificação, treinamento, webinar.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Mobility Now